Empregabilidade pós-pandemia
22 de jul. de 2020

Empregabilidade pós-pandemia

A pandemia do coronavírus, que já se estende por alguns meses, provocou inúmeras mudanças no mercado de trabalho. Medidas como redução de jornada e salários, adoção do regime home office e demissões de colaboradores trouxeram muitas dúvidas e preocupações acerca da empregabilidade pós-pandemia.

Afinal, em meio a um cenário sem previsão para acabar, as apostas para o futuro ainda são incertas e cautelosas.

Mas quais são as expectativas do mercado de trabalho para empregar novos profissionais no pós-pandemia? Continue a leitura para entender mais.

Os efeitos da pandemia no mercado de trabalho

A pandemia do coronavírus impactou os mais diversos setores da economia mundial, e no mercado de trabalho não foi diferente. 

O alto risco de contaminação do covid-19 afetou a produção industrial, o comércio e a prestação de serviços, resultando em medidas como redução de jornada de trabalho e salários, corte de gastos com funcionários e adaptação ao modelo de trabalho remoto. 

Em meio a tantas transformações, empresas, trabalhadores e profissionais autônomos precisaram se adaptar rapidamente para manter as atividades e a competitividade perante o mercado e tentar minimizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia.

A empregabilidade pós-pandemia

Apesar de ainda não haver uma previsão concreta para o fim da crise do coronavírus e de como será o futuro daqui pra frente, já existem algumas análises — ainda cautelosas —  do possível cenário do mercado de trabalho pós-pandemia. 

A empregabilidade no Brasil não será tão rápida quanto gostaríamos, porém, setores como saúde, tecnologia, recursos humanos e vendas poderão apresentar um destaque positivo durante a retomada do mercado ao fim da crise do covid-19. 

Contudo, é importante ressaltar que em um primeiro momento, muitas empresas poderão optar pelo aumento da jornada de trabalho dos colaboradores, utilizando artifícios como a hora-extra para atender à demanda de serviços pós-pandemia.

Já os trabalhadores dispensados durante a pandemia deverão manter uma rede de contatos sólida, visando alcançar a recolocação profissional pós-coronavírus.

Nesses casos, contar com o auxílio da internet para conhecer pessoas da área, realizar cursos gratuitos e assistir a materiais educativos como lives e webinars é uma alternativa interessante para ampliar os contatos e se manter atualizado em um momento de isolamento social. 

Ainda de acordo com as previsões, o cenário do mercado de trabalho pós-crise não sofrerá grandes mudanças. Uma vez que a chegada da pandemia apenas acelerou uma tendência que já era realidade em outros países: o trabalho a distância.

Apesar de serem uma necessidade hoje em dia, regimes como o home office serão mais valorizados no futuro, tanto por empresas quanto por colaboradores. 

Afinal, durante o isolamento social e a quarentena, as pessoas perceberam que é possível ser produtivo no trabalho, mesmo não estando fisicamente no escritório. 

Outra grande influência do trabalho remoto para o futuro é o custo reduzido que ele oferece para as empresas, uma vez que menos funcionários no local representam menos gastos com ar condicionado, energia elétrica, telefone, internet e serviços de copa.

Qual o papel do RH? 

Como você conferiu, existem diversas possibilidades para o mercado de trabalho no futuro. Mas nesse contexto, qual será o papel da área de Recursos Humanos pós-pandemia? 

Conheça algumas tendências que o setor de RH poderá aderir para suprir as necessidades de empresas e trabalhadores no novo normal. 

  • Flexibilidade na rotina trabalhista

Com a possibilidade do trabalho a distância ganhar mais adeptos pós-coronavírus, os profissionais de recursos humanos deverão estar preparados para administrar uma rotina de trabalho mais flexível. 

No futuro, as empresas poderão oferecer dias de trabalho intercalados entre o escritório e o home office. 

Dessa forma, é essencial para o RH contar com o apoio da tecnologia para controlar a jornada, a produtividade da equipe e os processos burocráticos que envolvem a gestão de pessoas, como cálculo da folha de pagamento e elaboração de relatórios.  

  • Agilidade na análise de dados

Em momentos de crise, a análise de dados é fundamental para a tomada das decisões mais adequadas dentro das empresas. 

No contexto pós-pandemia, o RH deverá manter um bom controle e segurança sobre os dados de colaboradores, taxa de absenteísmo, resultados mensais, metas estipuladas, etc. 

Afinal, sem essas informações registradas no sistema, realizar a gestão interna e tomar decisões se tornam quase impossível. 

  • Recrutamento online

No cenário pós-pandemia, a tecnologia novamente aparece como uma importante aliada do setor de recursos humanos, já que no futuro, o RH poderá manter uma prática que conquistou adeptos em meio ao isolamento social: o recrutamento online. 

Com o auxílio de recursos tecnológicos e da internet, é possível realizar o processo seletivo para grande parte dos cargos de maneira totalmente online. 

Fazer dinâmicas em grupo, testes e entrevistas virtuais representará um grande benefício tanto para as empresas quanto para os profissionais, já que o recrutamento online otimiza o tempo do entrevistador e evita o deslocamento do candidato. 

Dessa forma, mesmo após a crise do coronavírus, o RH poderá investir no recrutamento online, possibilitando que o trabalhador arranje um novo emprego sem ao menos sair de casa. 

O mercado de trabalho pós-pandemia será um desafio e tanto para empresas, colaboradores, trabalhadores autônomos e profissionais de RH. 

Por isso, as organizações precisam contar com um setor de recursos humanos preparado para lidar com as mudanças e adaptações do mercado. Afinal, em um futuro pós-crise, os mais bem-sucedidos serão aqueles que têm a capacidade de se reinventar e melhor se adaptar às mudanças.

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