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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Manter funcionários engajados, alinhados com a missão da organização e comprometidos com resultados estão entre os principais objetivos da gestão de pessoas de uma empresa.
Esses objetivos são importantes porque permitem o crescimento, o desenvolvimento e a expansão do negócio.
E diante disso, para manter a competitividade no mercado, atrair e reter talentos qualificados é necessário definir algumas estratégias eficazes.
Neste artigo, vamos explicar sobre algumas estratégias possíveis para esse objetivo. Continue a leitura!
O processo seletivo é o primeiro contato que um candidato tem com a empresa e é justamente por isso que ele precisa ser definido com atenção.
O primeiro passo é pensar na experiência que o candidato terá ao se candidatar em um processo seletivo. Longos formulários, etapas demoradas e burocráticas, por exemplo, podem afastar talentos qualificados.
As contratações precisam estar alinhadas com o fit cultural da organização e conseguir transmitir os valores da empresa já neste primeiro contato.
A comunicação com os candidatos também precisa ser clara e objetiva, com feedbacks nas etapas, mesmo que o candidato não seja selecionado para a vaga. Toda essa preocupação demonstra o quanto a empresa zela pelas pessoas.
Quando uma empresa mantém uma rotina de feedbacks, essa é uma medida extremamente importante para estimular o desenvolvimento da carreira profissional dos colaboradores.
A oportunidade de saber melhor sobre a atuação profissional faz com que pontos que precisam ser melhorados consigam ser observados de perto e com cuidado.
Essas conversas também são momentos de trocas importantes para esclarecer dúvidas ou situações que precisam ser aprofundadas, o que faz com diminua a possibilidade de conflitos maiores.
A receptividade para falar abertamente sobre as suas opiniões e a prática do feedback são posturas que aumentam a confiança e o engajamento entre equipes, o que é fundamental para um funcionário decidir permanecer em uma empresa.
As lideranças de uma empresa refletem no desempenho de suas equipes e é partindo dessa ideia que as empresas precisam priorizar o desenvolvimento de lideranças.
São os gestores e líderes de equipes que lidam diariamente com os funcionários, supervisionam as suas demandas e acompanham de perto a produtividade. Esses fatores, que impactam diretamente no rendimento de uma empresa, precisam estar alinhados juntamente com uma convivência harmônica.
Então, a organização pode oferecer programas de aperfeiçoamento de habilidades essenciais para liderança, que estimulam o diálogo e o gerenciamento de crise, por exemplo.
Um ambiente de trabalho agradável e acolhedor deixa a rotina mais leve, além de ser mais atrativo para reter talentos.
Promover momentos de integração entre as equipes e espaços de diálogo são maneiras de criar um ambiente agradável de trabalho.
Isso gera também uma convivência mais próxima, que deixa o fluxo dos processos mais assertivos e com menos ruídos.
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