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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
A contratação de mão de obra temporária é uma realidade vantajosa para empresas com demandas altas em determinadas datas, em ausências de férias ou licenças. Porém, essa modalidade pode apresentar falhas na integração de profissionais temporários.
O motivo é que apesar das empresas contratantes entenderem a simplicidade do processo de recrutamento, nem todas estão preparadas para receber os trabalhadores da melhor forma.
Ainda que não haja um vínculo empregatício, a integração continua sendo uma das principais etapas das atividades de um colaborador.
A seguir, te mostraremos os erros mais comuns no processo de integração de profissionais temporários e como você deve evitá-los.
A integração de profissionais ocorre na chegada de um novo colaborador. Seu objetivo é, como o próprio nome diz, gerar um senso de pertencimento daquele novo integrante da equipe.
Esse pertencimento tem relação com um setor específico e também com toda a empresa. Afinal, quem está chegando ainda não conhece toda a cultura organizacional, os setores mais próximos, as ferramentas mais utilizadas, entre outros pontos do dia a dia.
Essa recepção, ainda que seja para a integração de profissionais temporários, pode ser determinante para que a jornada passageira seja mais produtiva e, se for o caso, até aconteça a efetivação da pessoa.
O erro da integração de profissionais temporários ocorre quando ela é incompleta ou até mesmo inexistente, sendo um ponto negativo para a marca empregadora.
Quem não gosta de se sentir bem-vindo em algum lugar? E quem não fica pelo menos um pouco ansioso ao começar a trabalhar em um novo emprego? É com esse pensamento que as empresas devem planejar as boas-vindas aos recém-chegados: empatia!
Os trabalhadores temporários não devem se sentir isolados do restante da equipe. Por isso, fazer uma boa recepção é tarefa não somente do time de RH, mas também de gerentes e membros da equipe com quem terão mais acesso.
Para começar, é interessante que a chegada do profissional temporário seja anunciada previamente. Prepare um e-mail de boas-vindas e reforce a comunicação no primeiro dia de trabalho do funcionário.
Lembre-se: Mais do que gentilezas, as boas-vindas representam a base do relacionamento com o colaborador. Isso pode contribuir para a eficiência e produtividade dele.
Durante esse período inicial, vale contar sobre a história da empresa, passar os principais pontos da missão, visão e valores, fazer uma apresentação rápida de todas as equipes, mostrar os principais locais (caso o trabalho seja presencial) e até convidar para o almoço ou café.
O fator experiência não exclui que a integração do profissional temporário precisa de suporte. Um erro comum é esperar que ele vá direto ao trabalho e cumpra todas as tarefas rapidamente, sem que haja orientações.
Para evitar essa situação, ofereça ajuda. Selecione pessoas específicas de cada área que podem auxiliar caso haja necessidade. Explique onde fica a cozinha, o banheiro, a sala de reunião, etc.
Também faz parte traduzir para o novo colaborador alguns termos, siglas e comunicações comuns para quem já está integrado, mas que podem ser confusas para recém-chegados.
Tratar profissionais temporários e permanentes com diferenças
O respeito deve ser o mesmo ainda que alguém passe pela organização por um curto prazo, pois as memórias e experiências permanecem.
Por isso, a empresa deve incentivar que todos sejam colaborativos. Um profissional temporário precisa ter acesso a todos os recursos que os demais têm.
Uma das maneiras de integrar os profissionais é fornecer diversas informações. O que nos leva ao erro de não deixar claro assuntos como os valores da empresa, o papel que terão que desempenhar, objetivos a serem cumpridos, etc.
Não espere que apenas o time de RH seja ativo para uma integração de profissionais temporários eficiente. É claro que essa área é fundamental, mas não substitui o contato das outras equipes.
Ao decidir contratar mão de obra temporária, a empresa precisa estar consciente de todas as possibilidades e limitações. Seja realista quanto ao que espera durante o tempo de contratação.
Uma solução que pode ajudar é definir metas, ouvir o colaborador e manter o diálogo constante, mas de forma amigável. Se o profissional temporário se sentir estressado desde o início, todo seu trabalho pode ser prejudicado.
O novo funcionário deve se sentir à vontade para fazer perguntas e considerações sobre a integração na empresa. Para isso, é necessário que ele possa contar com alguém próximo para falar abertamente.
Dessa forma, é possível fazer melhorias, além de acompanhar como está a evolução a respeito da sua função e demais processos.
Com mais de 20 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos e Terceirização de Serviços, a RH Center garante que um time de especialistas irá encontrar os melhores profissionais no menor tempo possível.
Além disso, cuidamos para que a integração dos profissionais temporários seja uma experiência positiva através de suporte e comunicação direta por meio de plataformas de gestão própria.
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