Pessoas e Organizações
Sistema de RH: quais os benefícios para sua empresa?
Descubra como a integração de sistemas de RH pode transformar a gestão de recursos humanos da sua empresa.
A avaliação comportamental é algo fundamental para a formação de uma equipe de alta performance, afinal, um colaborador insatisfeito com o cargo que ocupa pode influenciar, mesmo que de forma inconsciente, os demais, resultando na rotatividade de funcionários, algo que poderia ser evitado com a realização de uma análise de perfil já no início do processo de contratação.
Neste conteúdo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre avaliação comportamental - do surgimento do conceito aos benefícios que a implementação dessa metodologia pode proporcionar à sua empresa. Boa leitura!
A avaliação comportamental consiste em uma análise realizada com a finalidade de conhecer as características e comportamentos de candidatos a uma vaga ou dos colaboradores cotados para assumir uma nova posição dentro da empresa.
A aplicação dessa metodologia é fundamental para:
Seleção de colaboradores;
Remanejamento de colaboradores ou equipes;
Formação de equipes;
Gestão motivacional;
Direcionamento de carreira;
Mapeamento comportamental.
Com a realização da avaliação comportamental, a empresa tem a possibilidade de contratar pessoas alinhadas à cultura organizacional e às atividades a serem realizadas, garantindo a formação de equipes produtivas e promoção da motivação individual dos funcionários.
Leia também: Qual é a importância em definir o perfil ideal de um candidato? Confira nossas dicas!
O conceito de avaliação comportamental não é algo novo, tendo surgido entre o final do século XIX e o início do século XX, a partir do behaviorismo, uma teoria da psicologia que, com base na observação de ações, estuda o comportamento humano e animal.
Segundo o behaviorismo, comportamento é o conjunto de ações, sentimentos, pensamentos e declarações de um indivíduo e, a partir desse conceito, a análise comportamental pode ser dividida em três partes:
Teórica, tem como base o behaviorismo radical que afirma que os sentimentos, as emoções e outros fatores mentalistas não dão origem à conduta de um indivíduo, mas sim fazem parte dela.
Empírica, que consiste na análise experimental do comportamento, ou seja, foca na validação de dados e novos conceitos.
Criação e administração de recursos de intervenção social, que é uma análise aplicada do comportamento.
Enraizada na teoria behaviorista, a avaliação comportamental se utiliza dos princípios de aprendizagem para traçar as mudanças no comportamento de um indivíduo e, a partir deste princípio, uma das formas de realizar a análise é realizando a aplicação de testes, sobre os quais falaremos no próximo tópico. Continue a leitura e confira!
Existem diferentes ferramentas, inventários e testes usados para avaliar o comportamento das pessoas quando submetidas a situações de estresse, trabalho em equipe ou sob pressão. Além destes critérios, em uma avaliação comportamental também é analisada a atenção, memória, inteligência e características de gestão, pontos que são fundamentais para que se tenha um bom conhecimento sobre o candidato ou colaborador avaliado em diferentes processos dentro de uma empresa.
A seguir, conheça as principais formas de avaliar diferentes indivíduos, para processos de contratação ou promoção dentro de uma empresa.
Uma das formas de avaliação mais usadas no mundo consiste em avaliar os traços de personalidade e comportamento que são mais dominantes em diferentes indivíduos, categorizando-os em quatro perfis:
Dominância - pessoas confiantes, que gostam de desafios, são diretas e têm uma visão do todo;
Influência - pessoas abertas a se relacionarem, persuasivas, entusiasmadas e otimistas;
Estabilidade - pessoas discretas, tranquilas e que costumam colaborar em equipe;
Conformidade - pessoas que prezam pela qualidade e precisão, são objetivas, detalhistas e independentes.
Outra forma de avaliação bastante comum é a avaliação por competência, na qual é apresentada determinada situação ao candidato ou colaborador, que deve responder como lidou com ela. Além de objetiva, a aplicação dessa técnica evidencia a capacidade analítica do entrevistado, ajudando a identificar talentos e a necessidade de remanejamento de colaboradores.
Por exemplo, o entrevistador faz um questionamento sobre um momento de realização profissional. A partir daí, são abordadas explicações que devem ser seguidas de:
Situação - qual o contexto do momento?
Tarefa - quais foram suas responsabilidades?
Ação - explicar como foi feita a tarefa necessária.
Resultado - explicar qual foi o resultado da ação realizada.
Defendendo a ideia de que cada quadrante do cérebro é responsável por uma característica, existem as análises transacionais, que avaliam a porcentagem utilizada de cada parte do cérebro a fim de definir o perfil comportamental do entrevistado.
Quadrante A - Analítico: pessoas que analisam, teorizam e processam logicamente;
Quadrante B - Organizador: pessoas que organizam, avaliam e são práticas;
Quadrante C - Relacional: pessoas que compartilham, engajam e internalizam;
Quadrante D - Experimental ou Imaginativo: pessoas que exploram, descobrem, conceituam e sintetizam.
Existem também as técnicas autoavaliativas, onde o candidato ou colaborador assinala em um primeiro momento as palavras relacionadas a como ele acha que as pessoas o percebem e, em um segundo momento, como ele mesmo se vê.
Esse tipo de avaliação ajuda a compreender a personalidade e as habilidades cognitivas do entrevistado, auxiliando na gestão de talentos e na tomada de decisões. Ao final da avaliação, é apresentado ao avaliado um gráfico com a porcentagem de quatro fatores comportamentais, que são:
Extroversão: mede a interação social;
Dominância: mostra a influência sobre pessoas e/ou situações;
Paciência: mensura o ritmo e a intensidade;
Formalidade: revela a potencialidade de se adequar às regras e normas.
Antes de explicarmos como deve ser a aplicação da avaliação comportamental, é importante ressaltar que esses tipos de análise devem ser realizadas, exclusivamente, por profissionais especializados.
As avaliações psicológicas ou comportamentais devem ser aplicadas e avaliadas somente por profissionais da área de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. Já os perfis comportamentais podem ser aplicados através de formulários ou questionários, e analisados por profissionais de RH, desde que estes estejam devidamente capacitados.
Para realizar uma avaliação comportamental, além de contar com um profissional da área de saúde mental (como mencionamos anteriormente) e definir o tipo de teste que será aplicado, são necessárias quatro etapas:
A motivação da avaliação comportamental e a cultura da empresa serão os pontos que guiarão a sua estratégia. Se o objetivo for a contratação de um novo profissional, a análise deve seguir um caminho mais abstrato. Agora, se a finalidade for a promoção de um colaborador, será necessária a realização de um teste mais concreto.
Defina o perfil comportamental desejado
Com o objetivo estabelecido, é relativamente mais fácil estabelecer o perfil comportamental desejado.
Por exemplo, se o objetivo é montar uma equipe, cada um dos membros deve ter um perfil. Para uma nova contratação, o candidato deve ter as soft skills necessárias para ocupar o cargo.
Neste ponto é necessário definir as características desejadas para a contratação ou remanejamento de colaboradores. Os critérios podem ser, por exemplo, padrões de comportamento, pontos fracos e fortes, virtudes e vulnerabilidades, tendências comportamentais, estilo de comunicação, aptidões e flexibilidade.
Esta etapa dependerá das necessidades do RH e da sua estratégia de negócio.
Após essas três etapas, é chegada a hora de analisar os resultados. Leve em consideração os pontos fortes e os que necessitam de melhorias. Além disso, observe atentamente os demais aspectos, como técnica, necessidades e desejos, por exemplo. Quanto mais informações, mais assertiva será a escolha.
Importante: conforme descrito anteriormente, as avaliações devem ser aplicadas e analisadas somente por profissionais qualificados e autorizados a realizar tal atividade.
Gestores, colaboradores e empresas como um todo podem se beneficiar das avaliações comportamentais, desde que estas sejam aplicadas e avaliadas por um profissional com conhecimento em analisar todos os aspectos de um indivíduo.
Como já abordado neste conteúdo, a avaliação comportamental é uma ferramenta de extrema importância para os processos de contratação e promoção interna, que irá garantir que os funcionários estejam adequados à cultura da empresa.
Entre todos os benefícios da aplicação de uma avaliação comportamental podemos destacar:
Profissionais certos nos lugares certos: melhora do índice de rotatividade, apoio nos processos seletivos internos e uma melhor visão da gestão de colaboradores.
Maior engajamento: colaboradores que têm suas particularidades aceitas e respeitadas se sentem mais felizes e incluídos na cultura da empresa, o que é essencial para um bom clima organizacional.
Resultados mensuráveis: retenção e desenvolvimento de talentos, oferecendo apoio a decisões no caso de promoções e mudanças de cargo mais adequadas ao perfil de cada profissional.
Com 28 anos de experiência em diversos segmentos, a RH Center conta com uma equipe qualificada e com conhecimento sólido na aplicação de avaliações comportamentais, tornando-se um braço para auxiliar nas contratações e remanejamentos da sua empresa. Acesse nosso site e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar os objetivos da sua empresa e potencializar seus negócios.
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