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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
O Burnout ou síndrome do esgotamento, antes era considerado um quadro de saúde mental e psiquiátrico, mas no ano de 2022, foi caracterizada pela OMS como uma doença do trabalho.
Nos últimos anos, o tema ganhou muita relevância devido ao aumento dos casos de trabalhadores com sintomas da síndrome, por isso as novas diretrizes foram adotadas.
As consequências do engajamento da sociedade sobre o burnout, também trouxe à tona as principais práticas que podem ser adotadas para aumentar a qualidade de vida no âmbito profissional.
Mas por se tratar de um assunto de alta complexidade, o primeiro pensamento é de que são medidas difíceis de serem aplicadas, porém, o autocuidado é mais simples do que se imagina.
Quer entender mais? Acompanhe no artigo a origem da síndrome do esgotamento e como incentivar o bem-estar dentro da sua empresa.
O burnout é o resultado de qualquer tipo de excesso dentro do trabalho que, consequentemente, causa o sentimento de exaustão -física e mental- dos colaboradores. E o impacto negativo não é sentido apenas no profissionalmente, mas na vida pessoal também.
Com sobrecarga de trabalho e o acúmulo de estresse, o colaborador passa a viver sob tensão emocional, e assim, pode desenvolver ansiedade e depressão profunda.
Mesmo com o diagnóstico sendo difícil, já que os sintomas são muito semelhantes a de outras doenças -como depressão e ansiedade, por exemplo- a mudança que caracteriza o burnout como doença do trabalho, reconhece a síndrome com critérios muito mais claros.
E assim, esses critérios facilitam a identificação e prevenção, tanto dos colaboradores que apresentam algumas características, quanto para os gestores e recursos humanos que notam os efeitos de esgotamento.
Para ajudar nesta tarefa, elencamos algumas dicas para melhorar o clima corporativo e prevenir os sintomas de exaustão da equipe.
O primeiro passo é saber reconhecer as características ocasionadas pela síndrome do esgotamento. Além do RH, os gestores também precisam ficar atentos. Por isso, a primeira dica é:
-Conscientize as suas lideranças
A empatia é fundamental para reconhecer que a baixa produtividade pode ser um problema muito maior. E é importante que as lideranças saibam como lidar com suas equipes, a fim de não sobrecarregar e comprometer a saúde mental dos colaboradores.
Uma boa maneira de exercer o cuidado com os funcionários, é receber os feedbacks individuais. Assim, é mais fácil saber onde estão os problemas, quais são os acertos da gestão e as expectativas de cada um.
-Incentive o cuidado com a saúde mental
São inúmeras as estratégias para cuidar do bem-estar da equipe. Desde promover momentos em grupo que sejam para entretenimento, até incentivar uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Ginástica laboral, benefícios como gympass e refeitórios com opções mais saudáveis são pequenos passos que geram grandes resultados!
-Invista em informação sobre saúde mental
O engajamento dos colaboradores sobre o assunto pode ser um fator decisivo, por isso, palestras e conversas sobre saúde mental no trabalho são essenciais. Além disso, que tal oferecer benefícios relacionados ao bem-estar mental?
Um profissional da área da saúde para informar e incentivar os colaboradores mensalmente pode ser bastante benéfico! Além de gerar segurança dos funcionários para com a organização, também informa toda a sociedade.
-Trabalho flexível
A flexibilidade no trabalho abre espaço para deixar o ambiente mais leve. Assim, a empresa demonstra a confiança que tem no colaborador, inspira a responsabilidade de cada um e transforma a rotina -por vezes, cansativa- em dias mais inspiradores e produtivos.
Todas as ações que são voltadas para o cuidado com a saúde emocional e mental, são notadas pelos colaboradores. As práticas resultam em funcionários mais confiantes e que se sentem valorizados.
Gostou de saber mais sobre como evitar a síndrome de burnout no ambiente corporativo? Então, que tal começar a planejar as ações para incentivar o autocuidado da sua equipe?
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