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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Quando uma empresa é criada, independente do seu segmento, um dos maiores objetivos é alcançar a eficiência operacional desse negócio.
Isso se dá porque a eficiência operacional está relacionada com o aumento de vendas, qualidade de produtos e serviços e também com a qualidade do atendimento ao cliente.
E justamente por estar relacionada com uma série de fatores, alcançar essa meta pode ser também um grande desafio.
Neste artigo reunimos algumas dicas importantes para adquirir a eficiência operacional na empresa.
A eficiência operacional reúne um conjunto de iniciativas que a empresa pode desempenhar para que seus recursos sejam usados da melhor forma.
Com essa preocupação, os resultados dessas iniciativas estão relacionados com a redução das falhas em produtos ou serviços, aumentando a qualidade das entregas, que também tendem a ser mais rápidas.
Ou seja, a eficiência operacional foca em um trabalho com mais qualidade e com eficiência nos processos, resultando em gastos menores.
Dentro da estratégia de alcançar a eficiência operacional, a automatização e a terceirização de processos são pontos cruciais, já que trazem uma maior agilidade.
Contudo, definir um ponto de partida para alcançar esse objetivo pode ser uma tarefa complexa, já que não é apenas um setor envolvido, mas sim a empresa na sua totalidade.
Recursos como o uso de equipamentos, revisão de processos internos, relacionamento com fornecedores, investimento financeiro e envolvimento das pessoas fazem parte desse objetivo amplo, o de alcançar a eficiência operacional.
Agora que mencionamos o quanto uma empresa pode se beneficiar da eficiência operacional, é possível que você esteja se questionando se existe a possibilidade de medir como a empresa está no momento em relação a essa eficiência.
A resposta é que sim, é possível observar essa medida de algumas maneiras.
OEE (Overall Equipment Effectiveness) ou “eficácia geral do equipamento” é uma métrica abrangente que avalia a eficiência dos equipamentos de produção.
Ele observa a disponibilidade, a taxa de desempenho e a qualidade do produto. Ao multiplicar esses três fatores, obtemos o OEE, ou seja, um OEE de 100% indica eficiência máxima na operação.
O tempo empregado na produção de um produto ou serviço, desde o recebimento do pedido até a entrega, é um indicador extremamente necessário. Diminuir esse tempo de ciclo pode otimizar a produção e melhorar a eficiência operacional.
Calcular como a organização está utilizando os seus recursos, como é o caso da mão de obra, equipamentos e matérias-primas, é outro aspecto importante.
Essa medida pode ser feita por meio de indicadores como o número de unidades produzidas por hora ou o número de serviços prestados por funcionário, por exemplo.
Os valores investidos na produção são muito relevantes no cálculo final de rentabilidade da empresa.
Esses valores incluem gastos com mão de obra, equipamentos, matérias-primas e outros custos relacionados à produção. O controle e otimização desses custos também pode interferir na melhoria da eficiência operacional.
O gerenciamento do estoque é, sem dúvidas, o ponto crucial para evitar ineficiências.
Permanecer os números do estoque sempre elevados resulta em gastos desnecessários e obsolescência.
Mas em paralelo a isso, manter níveis muito baixos também pode comprometer a capacidade de atender à demanda dos clientes e é por isso que encontrar um equilíbrio adequado é essencial para maximizar a eficiência operacional.
Existem algumas medidas iniciais que podem ser implementadas para que a eficiência operacional seja atingida.
Mas é importante lembrar que esse cuidado deve ser constante, já que o contexto de uma empresa pode mudar muito rapidamente.
Abaixo elencamos algumas indicações que incentivam a eficiência operacional.
Como citamos anteriormente, a automação de alguns processos pode ser muito vantajosa em algumas empresas.
Essa vantagem existe porque diversas tarefas podem ser concluídas com rapidez e precisão, diminuindo erros humanos e reduzindo o tempo necessário para executar as tarefas.
Estabelecer uma padronização de processos também impulsiona a eficiência operacional e assegura a consistência das atividades, independentemente do colaborador responsável.
Essa iniciativa minimiza erros e garante a conclusão de qualidade das tarefas. Além disso, a padronização facilita a identificação e correção de possíveis problemas, resultando em um aprimoramento da qualidade do produto ou serviço fornecido.
A terceirização é uma medida cada vez mais adotada por empresas de diferentes portes e atuação.
Com ela é possível diminuir custos com contratação de funcionários e faz com que a empresa volte seus esforços para outras frentes que demandam atenção contínua.
Considerar contratar mão de obra terceirizada e o serviço de processamento e folha de pagamento, por exemplo, deixa o setor de recursos humanos da empresa voltado para outras questões voltadas a satisfação e entrega dos funcionários.
Nós, da RH Center, oferecemos essas soluções.
Vamos conversar sobre essas possibilidades? Entre em contato conosco!
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