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A nova carteira de trabalho já está em vigor. Instituída em setembro de 2019, como parte da Lei da Liberdade Econômica (Lei nº13.874), a Carteira de Trabalho Digital passou a valer em todo território nacional, substituindo o uso da carteira de papel.
A digitalização de documentos não é mais novidade no Brasil, visto que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Título de Eleitor já ganharam suas versões eletrônicas pelo Governo Federal.
E no post de hoje você vai conhecer as vantagens da Carteira de Trabalho Digital, bem como aprender o passo a passo de como solicitar esse documento.
A Carteira de Trabalho Digital surgiu com o intuito de modernizar o acesso às informações referentes ao histórico profissional dos trabalhadores.
Equivalente à Carteira de Trabalho física (CTPS), a versão digital do documento terá apenas o número do CPF do trabalhador como identificação única, e base para novas contratações.
Com a modernização da Carteira de Trabalho, os processos admissionais serão feitos através do eSocial. Ou seja, o trabalhador não precisará mais apresentar a carteira física para a empresa. Apenas com o número do CPF o empregador poderá realizar a contratação do empregado, lançando todas as informações referente ao processo no documento digital.
Contudo, é importante ressaltar que, apesar de substituir a versão antiga, a Carteira de Trabalho de papel não deve ser descartada. Pois empresas que não fazem parte do eSocial ainda necessitam assinar o documento tradicional.
A partir da digitalização da Carteira de Trabalho, o Governo Federal aposta em benefícios iniciais como maior agilidade no processo de solicitação do documento, integração de diversos bancos de dados federais, e acesso facilitado à dados de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho presentes na carteira física.
Além disso, a mudança visa facilitar a consulta à carteira, já que o documento estará sempre disponível para os trabalhadores via site ou aplicativo.
Os demais benefícios da Carteira de Trabalho Digital incluem:
Se você ainda não tem o novo documento, acompanhe o passo a passo a seguir e saiba como adquirir gratuitamente sua Carteira de Trabalho Digital.
Ao contrário do documento físico, a carteira digital já está automaticamente disponível para todos os cidadãos que possuem um número de CPF. Logo, não é necessário dar entrada em um pedido de emissão do documento.
Para acessar o carteira digital, basta fazer os seguintes procedimentos:
Após finalizar o cadastro, sua Carteira de Trabalho Digital estará acessível no próprio portal do Emprega Brasil, ou no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para iOS e Android. Viu só como é fácil?
Esse foi o post de hoje no Blog da RH Center. Se você deseja saber mais sobre qualificação profissional, e aprender dicas úteis para conquistar um emprego, elaborar um currículo, ou se portar em uma entrevista, acompanhe o nosso blog.
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