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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
A possibilidade de mensurar dados e fazer uma análise segmentada deles já fazem parte da rotina dos profissionais que atuam na gestão de pessoas. Nesse contexto, o business intelligence (BI), é uma das principais maneiras de realizar essa coleta de dados a partir de uma aplicabilidade estratégica.
O BI é muito utilizado, pois assegura decisões embasadas, já que os dados obtidos são extremamente relevantes.
Com o avanço da tecnologia e o movimento de dados importantes serem armazenados digitalmente, o BI ganhou um papel importante para que as empresas possam avaliar como os dados se relacionam com as suas operações, seu lucro e também seu crescimento.
Essa avaliação de dados pode ocorrer em diversos setores, principalmente na gestão de pessoas.
Características sobre preferências, habilidades e rotinas dos colaboradores são dados que podem guiar decisões para a realização ou não de treinamentos, mudanças de cargos e aumentos de salários e benefícios.
Neste artigo vamos explicar o que é BI e como ele pode ser aplicado na gestão de pessoas. Continue a leitura!
Segundo o Glossário de Termos da Gartner, o BI é “um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.
Inicialmente, quando dados são obtidos, mesmo quando estão categorizados e não se existe o costume de olhar para eles, essas informações parecem centenas de números que não dizem nada.
O uso do BI muda essa visão, já que é por meio dessa inteligência que uma grande quantidade de informações podem ser uma fonte rica de insights e novas ideias.
Um aspecto importante é que o BI não é uma tecnologia específica, mas sim um conceito maior que se aplica com diversas ferramentas, softwares e outras soluções.
O BI é definido por três pilares. São eles:
1. Coleta de dados:
Como já citamos, a quantidade de dados capturados por meio de sistemas confiáveis, podem gerar insights interessantes para as empresas.
Ferramentas do tipo Business Process Management Suite (BPMS) podem integrar processos das empresas e auxiliar na etapa de coleta.
Exemplos de ferramentas BPMS:
2. Organização e análise dos dados:
Depois de coletados, os dados precisam estar armazenados seguindo uma lógica de organização para facilitar a visualização.
Ferramentas BPMS, Customer Relationship Management (CRM), Service Desk, Enterprise Resource Planning (ERP), que tenham um bom módulo de analíticos, conseguem extrair dados que são resultados da execução de processos com visões distintas.
3. Monitoramento e controle
Quando os relatórios já estiverem prontos, poderão ser estabelecidos indicadores-chave (KPIs) nas ferramentas de gestão de processos de negócios (BPMS), para realizar o acompanhamento em tempo real.
Com isso, será possível identificar dados divergentes e até mesmo falhas no processo, o que permite alterações, caso seja necessário.
O setor de gestão de pessoas pode aprimorar os seus processos a partir da coleta de dados feita por ferramentas de BI.
A análise de dados do BI para recursos humanos é chamada de People Analytics e transmite informações sobre processos, produtividade e outros aspectos relevantes.
A partir desses dados, poderão ser desenvolvidas estratégias para melhorar a atuação dos funcionários.
Além disso, o BI pode auxiliar na:
Uma das funções mais importantes do setor de RH de uma organização é o recrutamento de funcionários que sejam compatíveis com os valores da empresa.
O Business Intelligence pode otimizar as etapas do recrutamento ao realizar a identificação do perfil ideal de novos funcionários, como a análise de currículos e de experiências.
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para entender, coletar e analisar melhor as motivações da saída de profissionais do quadro de funcionários.
Essas respostas são essenciais para que a empresa aprimore a sua gestão e outras questões diretamente ligadas com a motivação dos colaboradores.
Colaboradores mais satisfeitos tendem a ter uma carreira longa e saudável nas companhias. Além disso, a retenção de talentos é uma excelente maneira de economizar nos custos de processos de seleção de novos colaboradores.
O desempenho das equipes e dos profissionais individualmente podem ser metrificados com o BI.
Esse desempenho diz respeito à entrega de resultados e ao cumprimento de prazos.
A partir dessas métricas, poderão ser estruturados feedbacks assertivos e que sejam construtivos e estimulem o desenvolvimento de habilidades dos profissionais.
Aqui na RH Center nós incorporamos ferramentas baseadas em BI que aprimoram a nossa atuação e atendem as demandas de nossos clientes.
Saiba quais são nossos serviços!
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