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4 tendências do RH para 2025
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O setor de Recursos Humanos desempenha diversas funções estratégicas que impactam na produtividade das empresas, e uma das principais é o controle de férias dos funcionários.
O controle de férias é muito importante, já que os gestores de cada equipe precisam se atentar à presença de funcionários em cada equipe para garantir a entrega das demandas em prazos que sejam possíveis de realizar.
Além disso, a etapa de divisão de demandas entre os colaboradores é outro aspecto que merece atenção, para que não haja o acúmulo de funções quando o funcionário de determinada equipe entra em período de férias.
Neste artigo vamos explicar mais sobre a importância do controle de férias e como ele pode se tornar um diferencial competitivo para a sua empresa. Continue a leitura!
Uma organização assertiva das férias dos colaboradores tem influência tanto na produtividade quanto no bem-estar das pessoas.
Mesmo quando a quantidade de tarefas diárias é planejada pelos gestores para não causar sobrecarga com o passar dos meses, as férias precisam acontecer justamente para possibilitar ao colaborador um momento de descanso.
O cansaço extremo pode desencadear estresse nas equipes, diminuindo inclusive a produtividade. É por isso que a garantia das férias para os colaboradores é fundamental também para a saúde mental.
São os artigos 129 e 130 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que orientam as empresas em relação à legislação sobre as férias dos seus funcionários.
Esses artigos estipularam ser necessário considerar os períodos definidos por lei, bem como o cumprimento dos prazos de pagamento das férias.
O regime CLT assegura o direito ao descanso remunerado quando completados 12 meses de trabalho:
A Reforma Trabalhista criou a possibilidade de realizar as férias em etapas.
Contudo, essa divisão deve ser feita depois de um acordo entre o empregador e o funcionário, em até três períodos.
Um dos períodos não pode ser menor que duas semanas e os outros não devem ter menos de 5 dias corridos.
Essa divisão é explicada no parágrafo 1 do artigo 134 da CLT:
Como o controle de férias pode se tornar um diferencial no setor de RH
Quando o controle de férias torna-se uma prioridade para o setor de Recursos Humanos e para os gestores, a distribuição de funções entre os funcionários será muito mais equilibrada.
O resultado disso é mais eficácia nas atividades desempenhadas, juntamente com um melhor planejamento interno da empresa, que irá trabalhar com prazos que de fato sejam respeitados.
Caso a empresa opte por uma planilha de organização de férias, este documento precisa ser continuamente revisitado, para que seja alterado sempre que existir a necessidade.
O controle de férias também pode promover a redução de custos. Quando a saída de funcionários para as férias é bem planejada, o pagamento de horas extras, por exemplo, é evitado.
Além disso, a cultura organizacional da empresa também é fortalecida a partir do momento em que os colaboradores têm o sentimento de que são valorizados, aumentando também a retenção de talentos.
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