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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Os indicadores de RH são ferramentas fundamentais para avaliar e melhorar o desempenho das operações de Recursos Humanos em qualquer empresa. Os resultados obtidos são valiosos e ajudam a monitorar e identificar áreas de melhoria a fim de garantir que as metas da organização sejam alcançadas com êxito.
Neste artigo, você vai conhecer 20 ferramentas para medir a eficácia de suas práticas de RH e assegurar uma gestão estratégica e orientada por dados certeiros.
É uma das métricas mais importantes para o RH. Essa taxa mede a proporção de funcionários contratados e que deixam a empresa em um determinado período. Além disso, indica a estabilidade e satisfação dos colaboradores.
É definida como a proporção de dias de trabalho perdidos devido a faltas, que podem acontecer por diversos motivos (doença, questões pessoais, desmotivações, etc). Esse índice indica o nível de engajamento e bem-estar dos seus funcionários.
Indicador de RH que mede a capacidade da empresa em manter seus talentos e evitar a rotatividade de funcionários. A métrica avalia o êxito da gestão de talentos e a satisfação dos colaboradores.
Recrutamento e seleção são dois importantes indicadores de RH para avaliar a eficácia das contratações. Dentro deste tópico, há várias métricas relacionadas. Por exemplo, o tempo de fechamento de vagas, o custo por contratação, a qualidade das contratações, diversidade e inclusão, canais de aquisição e a taxa de desistência durante o processo seletivo.
Métrica relacionada às mudanças de departamento dos funcionários e promoções internas, ou seja, a forma como o colaborador pode crescer dentro da empresa, principalmente se este funcionário possui níveis acadêmicos. É um indicador de RH que traz vantagens competitivas entre os colaboradores.
Um dos indicadores de RH essenciais para analisar o nível de produtividade e melhorar a performance de uma equipe. A métrica pode ser utilizada como estratégia para motivar os colaboradores. Crie uma avaliação de desempenho que poderá trazer resultados sobre assiduidade, prazos e entrega de projetos.
Importante indicador que avalia o investimento no desenvolvimento dos funcionários. Para incentivar o crescimento do colaborador dentro da empresa, é essencial que o RH invista em cursos e treinamentos. Após o treinamento, avalie o desempenho de cada funcionário.
Métrica que necessita de pesquisas internas para chegar a conclusões. Nestas pesquisas, as perguntas devem ser relacionadas ao salário, ambiente de trabalho, benefícios oferecidos, liderança, plano de carreira, entre outros.
É um ótimo indicador para medir a probabilidade de os funcionários recomendarem a empresa como um bom lugar para trabalhar, além de avaliar a satisfação e lealdade dos empregados.
Para manter a equipe qualificada, é essencial monitorar os indicadores de competências. Esses indicadores avaliam a capacidade dos colaboradores de desempenhar suas funções com eficácia, além de contribuir na gestão de talentos.
O indicador de produtividade avalia a contribuição dos funcionários para os resultados exigidos e mede a eficiência na geração de valor para a empresa. Sem dúvidas, é uma das métricas de RH mais utilizadas para avaliar as operações.
A oferta de benefícios chama bastante a atenção dos colaboradores. É um indicador importantíssimo para reter os talentos, além de melhorar a qualidade de vida do trabalhador na empresa e em sua vida pessoal. Alguns benefícios que podem ser oferecidos: plano de saúde e odontológico, auxílio alimentação, refeição e transporte e seguro de vida.
Para evitar acidentes de trabalho, o RH deve acompanhar com cuidado esse indicador e criar medidas de prevenção, como por exemplo, a instauração de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). É ideal que a empresa tenha infraestrutura adequada, invista em capacitação e conscientização para elevar a qualidade de vida no ambiente corporativo.
Este índice monitora o clima organizacional, identifica áreas problemáticas que precisam ser abordadas e indica o número de reclamações formais e conflitos registrados. Evite ao máximo ter esse indicador elevado, já que processos trabalhistas mancham a reputação da empresa.
Esteja atento aos valores das remunerações oferecidas para cada cargo. Será que tais valores estão de acordo com o que é ofertado pelo mercado? A métrica de competitividade salarial também está relacionada aos benefícios, pois quando a empresa dispõe de propostas atrativas, chama a atenção para pessoal qualificado.
Muitos gestores acreditam que, ao alcançarem um cargo elevado na carreira, estão isentos de avaliações. Por isso, assim como avaliar o desempenho dos colaboradores é importante, as lideranças também devem ser avaliadas. Essa avaliação garante que as equipes mantenham um nível de excelência na produtividade.
A cultura organizacional de uma empresa é essencial para a coesão interna, aumentar a satisfação dos colaboradores e contribuir para o sucesso e a longevidade da organização. Tais indicadores validam os valores, crenças, comportamentos, normas e práticas no ambiente de trabalho.
O indicador Headcount é o número total de funcionários em uma empresa em um determinado período. O RH pode utilizar essa métrica para analisar o planejamento de recursos humanos, orçamento de pessoal, impacto de treinamentos, redução de pessoal, etc.
O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica que mede a eficiência de um investimento, indicando o quanto você ganha ou perde em relação ao valor investido. Em outras palavras, o ROI mostra o retorno financeiro que você obtém para cada investimento que fizer.
Por último, temos o Tempo de Fechamento de Vagas (SLA - Service Level Agreement). Esse é o indicador do tempo que leva desde a abertura de uma vaga até a contratação de um candidato. Ou seja, avalia a eficiência do processo seletivo e ajuda a entender quão rápido a empresa consegue preencher suas vagas abertas.
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