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Aumento de demissões por justa causa: por que o número cresceu?
Saiba por que demissões por justa causa aumentaram com o retorno ao presencial e como empresas devem seguir a CLT.
Gerenciar talentos não é uma tarefa fácil! Por isso, os líderes devem buscar formas de se capacitar de forma constante para se adequar às mudanças de mercado. Neste sentido, os livros sobre gestão de pessoas se tornam excelentes aliados.
Esse tipo de leitura traz informações importantes de especialistas que se destacam neste segmento, além de cases que demonstram o sucesso das estratégias propostas.
Se você está na liderança de uma equipe e deseja buscar conhecimento de qualidade para esse tipo de gestão, conheça dez títulos que podem te ajudar.
1- Inteligência Emocional - Daniel Goleman
Lançado em 1997, a obra de Daniel Goleman ainda se mantém atual pois trata de uma das principais soft skills que se busca hoje nos colaboradores: a inteligência emocional.
Segundo o autor, ter consciência que as emoções ajudam a moldar o nosso destino é fundamental para ser bem-sucedido na vida profissional. Com isso, ser incapaz de lidar com os próprios sentimentos pode minar a sua carreira.
Com exemplos marcantes, Goleman descreve as habilidades que permeiam a inteligência emocional e mostra como elas impactam nosso êxito no trabalho.
2- Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
Considerado um best-seller até hoje, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” merece um lugar obrigatório em qualquer lista de livros sobre gestão de pessoas.
Stephen Covey traz lições imutáveis sobre o gerenciamento de colaboradores em uma abordagem holística e integrada à solução de problemas. O livro já teve mais de 25 milhões de exemplares vendidos, sendo traduzido para 38 idiomas.
3- O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança — James C. Hunter
Um clássico deste nicho, o livro de Jamer C. Hunter retrata as lições essenciais sobre liderança por meio da história de um empresário que se afasta da carreira para se tornar um monge.
É uma obra voltada especialmente para os gestores que desejam inspirar seus times e ter um impacto positivo na vida dessas pessoas.
4- A Arte da Guerra – Sun Tzu
“A Arte da Guerra” é um livro milenar que traz conceitos que se aplicam facilmente até hoje. O autor é Sun Tzu, general, estrategista e filósofo que viveu entre 544 antes de Cristo e 496 a.C.
Entre os ensinamentos, podemos destacar a premissa que o conhecimento da natureza humana é fundamental para pequenas ou grandes, incluindo as do mundo corporativo. A frase “Se você não conhece a si mesmo nem o inimigo, sucumbirá a todas as batalhas” resume bem essa essência!
5- Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações — Idalberto Chiaveneto
Outra obra de leitura obrigatória para todo líder é “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”.
Referência na área de administração, o autor elenca os métodos necessários para trabalhar os principais problemas de gerenciamento nas organizações: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar.
6- Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie
A obra de Dale Carnegie também é bastante aclamada pelos gestores! Isso porque o livro traz técnicas que podem ser aplicadas no âmbito corporativo e pessoal, com métodos de persuasão e empatia.
Com a leitura, os líderes aprendem a fornecer feedbacks com mais clareza, tornando os relacionamentos com os colaboradores mais saudáveis.
7- Liderando Mudanças — John Kotter
Em “Liderando Mudanças”, John Kotter explica o processo de oito etapas que é essencial para gerenciar mudanças com resultados positivos em toda organização.
O livro é um recurso prático para que gestores tomem as rédeas do negócio frente à dinâmica constante que vivemos atualmente no mundo corporativo.
8- O Gestor Eficaz – Peter Drucker
Um dos autores mais lidos na área de negócios, Peter Drucker não poderia estar fora da nossa lista de livros sobre gestão de pessoas!
Seu livro “O Gestor Eficaz” foi lançado em 1966 mas ainda pode ser considerado excepcional quando falamos em gerir equipes e talentos. A obra traz uma abordagem prática com oito hábitos que todo líder deve ter para ser mais produtivo.
9- A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim
O teórico sul-coreano W. Chan Kim lançou em 2005 esse livro de 264 páginas com dicas de pensamento estratégico e que comprovaram que métodos tradicionais não são eficazes atualmente.
Logo, a obra se tornou um verdadeiro guia para empresários que desejam se destacar no mercado e crescer colocando em prática a estratégia proposta.
10- Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg
Para finalizar nossa seleção de livros sobre gestão de pessoas, a obra “Comunicação Não-Violenta” de Marshall B. Rosenberg se faz primordial, já que está voltado para a construção de relacionamentos mais saudáveis.
E, como essa é uma tarefa do líder no ambiente corporativo, o livro apresenta métodos para evitar ruídos na comunicação entre gestores e colaboradores.
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