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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Quando o assunto é Employee Experience (experiência do colaborador, em tradução livre), os últimos passos do colaborador dentro de uma empresa tem a mesma importância que os primeiros. Por isso, o conceito de offboarding tem sido tão explorado pelas organizações.
O offboarding é tudo que envolve a rescisão do contrato de um funcionário, seja este processo uma decisão da empresa ou do colaborador. E a tendência de estruturar este momento tem o objetivo de fazer com que o desligamento seja o menos desgastante possível para ambas as partes.
É uma forma humanizada de conduzir o final de um ciclo dentro da empresa, tornando visível a preocupação da empresa em encerrá-lo da maneira mais amigável.
Como a própria nomenclatura sugere (com a oposição dos prefixos “on” e “off”), as práticas têm natureza oposta. Enquanto o offboarding é o processo de desligamento do funcionário, o onboarding é sobre a integração de um novo colaborador à empresa.
No onboarding, a ideia é simples: quanto mais rápido o colaborador estiver alinhado com a cultura da empresa e a sua equipe, mais rápido a autonomia dele será alcançada. Além disso, o primeiro contato pode criar a sensação de pertencimento para o funcionário.
O que é investido nessa ação gera impactos significativos na produtividade dos trabalhos, aumenta a satisfação interna, além de minimizar atritos e quebras de expectativas. É uma ótima forma de gerar bons resultados e fidelizar o colaborador.
Do outro lado está o offboarding, que ensina as empresas sobre os ciclos dentro de uma organização e que, eventualmente, é necessário encerrar um para que outro ainda melhor se inicie.
Às vezes, a saída de um funcionário não está ligada a um fator negativo, mas a uma mudança do colaborador que procura novos desafios. E o offboarding é capaz de mostrar que esse processo não precisa ser traumático.
Cabe à empresa facilitar o desligamento e proporcionar os mecanismos necessários para garantir que o colaborador sinta-se confortável neste momento. Essa prática pode gerar impactos positivos para os funcionários que ainda trabalham na sua empresa.
O offboarding pode trazer benefícios que vão além de um desligamento mais tranquilo. É possível manter a segurança dos demais colaboradores e até mesmo receber o profissional de volta no futuro ou indicações do mesmo.
Além disso, a empresa pode receber informações valiosas sobre a saída do colaborador (o que não acontece quando o processo não é amigável), e assim, otimizar práticas já existentes na empresa para evitar altas taxas de turnover, por exemplo.
Com o offboarding é possível manter um bom clima organizacional, pois mostra aos demais funcionários as preocupações da empresa em ser um bom lugar para se trabalhar. Afinal, a imagem de que a organização estrutura bem os processos fortalece os laços de confiança entre as partes.
O fortalecimento da imagem da empresa também acontece! Um colaborador que deixa a organização sem insatisfações e por meio de um processo amigável tem mais chances de recomendar a sua empresa para além de seu círculo.
Para o offboarding acontecer é necessário estruturar bem o processo de desligamento. Pensando nos benefícios que a prática pode trazer, elencamos alguns passos essenciais para aplicá-lo em sua empresa.
Apesar de simples, é preciso ser bastante cauteloso ao organizar o offboarding da sua empresa, e as dicas acima são as principais práticas para aplicar o conceito corretamente.
Gostou de saber mais sobre como o offboarding pode impactar positivamente o ambiente corporativo? Então, que tal começar a planejar as ações para incentivar bons processos de desligamento de colaboradores na sua empresa?
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