Folha de Pagamento
4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Uma empresa não é feita apenas pelos seus produtos ou serviços. O quadro de funcionários de uma organização também diz muito sobre ela e é neste sentido que a inclusão se faz essencial.
Cada profissional, além da sua formação acadêmica e experiência nos empregos que teve, carrega consigo características únicas de personalidade e vivências que podem enriquecer equipes.
Neste conteúdo, vamos falar sobre os parâmetros que fazem uma empresa ser considerada inclusiva. Continue a leitura!
Segundo a definição da Prática de Diversidade Global “inclusão é um esforço e práticas organizacionais em que diferentes grupos ou indivíduos com origens diferentes são cultural e socialmente aceitos e bem-vindos, e tratados com igualdade”.
Podemos entender, a partir disso, que a inclusão diz respeito a uma série de medidas que as empresas desenvolvem para promover a integração, onde as diferenças existam em harmonia.
Assim, quando um funcionário começa a trabalhar em uma nova empresa, ele terá um ambiente mais receptivo, onde poderá se expressar sem receios de sofrer retaliações por conta de discriminação e intolerância.
Conforme o artigo 93 da Lei nº 8.213/91, uma empresa com 100 ou mais funcionários é obrigada a preencher de 2% a 5% das suas posições com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, com a proporcionalidade abaixo:
Mas quando falamos sobre inclusão, esse quesito não deve ser priorizado apenas por conta de uma legislação.
A inclusão promove empresas mais igualitárias e ambientes de trabalho mais propensos à criatividade, que promovem o sucesso e o desenvolvimento.
Agora que você já compreende o que é inclusão e qual é a sua importância nos ambientes de trabalho, conheça as maneiras de saber se uma empresa está ou não promovendo a inclusão.
A gestão da empresa é aberta à inclusão
Um dos indicativos de que uma empresa apoia a inclusão é quando a gestão prioriza a contratação de funcionários com deficiência, por exemplo.
Mas, além disso, a estrutura física também precisa fazer parte desse movimento. É necessário melhorar a acessibilidade dos funcionários com deficiência e tornar as salas e andares acessíveis.
Como já citamos, a Lei nº 8.213/91 existe e precisa ser cumprida, mas a inclusão pode ser pensada de uma forma mais ampla do que apenas o cumprimento de uma norma.
Se uma empresa incorpora verdadeiramente a inclusão na sua missão, o número de funcionários com deficiência pode ultrapassar aqueles estipulados pelo artigo.
Os funcionários são ouvidos constantemente em relação à inclusão
Outro parâmetro relevante é perceber se a empresa em questão abre a pauta de inclusão para todos e não deixa esse assunto sob responsabilidade somente aos gestores, RH e direção.
Promover debates com as equipes a respeito da inclusão, questionar sobre acessibilidade ou dificuldades enfrentadas na rotina e entender sobre a satisfação sobre o acolhimento oferecido são medidas interessantes.
Não deixe de acompanhar outros conteúdos sobre recrutamento e seleção no blog da RH Center e fique por dentro de todas as novidades nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Folha de Pagamento
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Pessoas e Organizações
Ainda não sabe o que é o eNPS? Aqui você vai descobrir como funciona e os benefícios de aplicar essa métrica.
Parceiros
O cartão de benefícios é o novo queridinho do mercado, mas você já implementou esse benefício na sua empresa? Leia e descubra por que ele e importante ...