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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
O processo de recrutamento de candidatos para uma empresa vai além da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto.
Os processos seletivos são uma oportunidade que a organização tem de aproximar talentos alinhados com os valores da empresa e que também tenham experiências e formações específicas que podem aprimorar ou até mesmo expandir a atuação de mercado.
Diante disso, as etapas de um processo seletivo precisam garantir que os melhores candidatos sejam atraídos e isso demanda conhecimento específico e uso de ferramentas de atração.
Neste conteúdo vamos explicar todos os fatores relacionados com a busca por um candidato ideal. Continue a leitura!
Primeiro passo: definir o perfil do candidato ideal
O primeiro passo para uma contratação assertiva e que deve acontecer antes mesmo do processo seletivo começar, é a definição do perfil do candidato que a empresa está buscando.
Nesse momento, o gestor da vaga que está aberta deve elencar tudo o que espera de um novo funcionário. Quais são as soft skills e as hard skills essenciais para a função e como algumas experiências poderiam somar no setor.
Essa elaboração inicial pode contar também com a opinião dos outros colegas de equipe, que poderão explicar melhor sobre quais são as suas defasagens atuais e de que forma um novo colega poderia contribuir com o dia a dia do time.
Incluir outros membros da equipe que não sejam somente os líderes faz com que os processos de contratação sejam mais plurais e inclusivos. E essa inclusão pode acontecer justamente nessa etapa de definição do perfil ideal.
Compreender com exatidão sobre as demandas que serão de responsabilidade do novo funcionário também é essencial para, posteriormente, criar as exigências do cargo.
Outro ponto importante que também faz parte da definição do perfil ideal é compreender que essa etapa também se associa com a cultura da empresa. As organizações com uma cultura e valores estipulados conseguem estabelecer com mais facilidade qual será o candidato que melhor se encaixa com esses valores.
Quando o perfil do candidato ideal já estiver pronto, as outras etapas do processo seletivo começam a ser desenhadas.
Vamos falar especialmente sobre cada uma delas a seguir.
Essa primeira etapa de estruturação da nova vaga inclui um planejamento aprofundado para garantir a melhor contratação.
Esse planejamento conta tanto com o perfil do candidato ideal, que foi definido anteriormente, como as exigências que o cargo demanda. A necessidade de experiências prévias, conhecimento sobre determinados softwares ou vivências profissionais específicas, por exemplo, também entram nessa parte de estruturação e também ajudarão a compor a descrição da vaga.
Os canais onde a vaga será divulgada também podem ser escolhidos já nessa etapa. A empresa pode avaliar se outros processos tiveram um número considerável de candidaturas e se os meios que usaram antes foram o suficiente ou é preciso expandir essa expansão.
O período de duração do processo também entra nesse planejamento da estruturação da vaga. Isso é importante para que o gestor saiba quando poderá contar com o novo funcionário. E, mais do que isso, essa informação pode ser compartilhada com os candidatos, o que melhora a experiência dos processos e fortalece a imagem empregadora da empresa.
2. Atração dos candidatos
Assim que a vaga já estiver estruturada, a próxima etapa é a de pensar sobre a atração dos candidatos. E em relação a atração, a descrição é de extrema importância para chamar a atenção dos profissionais.
Uma descrição assertiva precisa ser direta sobre a vaga. Ela deve trazer os seus requisitos, as funções a serem desempenhadas na rotina diária, as responsabilidades que o profissional irá assumir, salários e benefícios, carga horária e o tipo de contato. As vagas de emprego com descrições rasas não costumam atrair a atenção de candidatos.
Outro requisito crucial da vaga é o seu título, que deve informar o cargo especificamente.
A empresa também pode se apresentar de forma breve na descrição, aproveitando esse espaço para deixar explícita a sua cultura e os seus valores, assim como demonstrar a forma como prioriza a trajetória dos funcionários. Mencionar se existe um plano de carreira também é interessante para a descrição.
A hierarquização dessas informações também é um aspecto importante. Separar por tópicos é uma maneira de organizar melhor cada item da descrição, que pode seguir a seguinte ordem:
Depois que a descrição já estiver pronta, os canais de divulgação da vaga podem ser escolhidos.
O próprio site da empresa é um espaço para isso, do mesmo modo que redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, que é uma rede social específica para conexões profissionais.
A página da empresa nas redes pode ser usada para a divulgação, mas também existem grupos específicos de algumas áreas que são espaços com a presença de diversos profissionais buscando recolocação. Pesquisar alguns desses grupos também é uma alternativa para aumentar as chances da vaga chegar a um público maior.
Uma vez que os canais de divulgação da vaga já tiverem recebido uma quantidade considerável de currículos, a próxima etapa é a de selecionar os candidatos para então começar a agendar as entrevistas.
O começo dessa seleção envolve uma triagem que considera principalmente os pré-requisitos do cargo. Aqui é fundamental recorrer a descrição da vaga, pois ela é que vai guiar essa seleção.
Dependendo do quão chamativa for a descrição da vaga, o valor do salário e os benefícios oferecidos, o número de currículos recebidos será bem alto.
Diante disso, as empresas que não contam com softwares para triagem ou que não terceirizam o Recrutamento e Seleção, por exemplo, terão longas horas de trabalho pela frente. Isso porque realizar a seleção manual requer um esforço de separação de currículos sem nenhum suporte tecnológico. Essa seleção pode, inclusive, aumentar o tempo de duração do processo seletivo.
É importante que o gestor da vaga também participe dessa filtragem, A participação do líder direto na avaliação dos requisitos técnicos é imprescindível, pois o domínio das funções executadas torna sua opinião muito relevante. Além disso, o envolvimento do gestor nas etapas de um processo seletivo faz com que ele se sinta responsabilizado pela contratação e invista no desenvolvimento do futuro contratado.
4. As entrevistas e as etapas que se seguem
Logo que os candidatos já tiverem sido selecionados, as entrevistas poderão ser marcadas.
Nessa etapa, é importante que o profissional que será responsável pela realização crie um pequeno roteiro para guiar melhor a conversa. As perguntas que serão feitas, uma pequena apresentação da empresa e os questionamentos mais técnicos precisam entrar nesse roteiro.
Improvisar nessas situações não transmite uma imagem empregadora séria da organização.
Caso a empresa decida por outras entrevistas com outros membros da equipe, por exemplo, isso também precisa ser comunicado ao candidato, assim como deve existir uma preparação prévia dessas outras etapas também.
A leitura deste artigo demonstrou o quanto um processo seletivo precisa ser bem elaborado para que consiga atrair os melhores candidatos para uma empresa.
Além de conhecimento específico para obter sucesso, é necessário um investimento considerável de tempo por parte do setor de Recursos Humanos.
Entretanto, existe uma alternativa que pode auxiliar na busca por profissionais qualificados com agilidade e com todo o conhecimento que essa tarefa exige, que é a terceirização do processo de Recrutamento e Seleção.
As empresas de recrutamento têm profissionais especializados e ferramentas para identificar talentos. Eles entendem as necessidades específicas da empresa e podem encontrar candidatos que se alinham com essas exigências de cada cargo com mais rapidez.
Além disso, essas ferramentas permitem um amplo alcance de público, maior do que a empresa poderia alcançar com o uso de redes sociais ou o seu próprio site para atrair candidatos.
Outra vantagem que as empresas terceirizadas apresentam é que elas gerenciam todo esse processo, permitindo que a empresa se concentre em suas atividades principais.
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