Quando o assunto é o uso de tecnologia em processos de recrutamento, a primeira ideia que associamos é a divulgação de vagas online, a possibilidade de envio de currículos digitais ou entrevistas por chamadas de vídeo.
Contudo, o uso de ferramentas pode ser muito maior do que isso.
A tecnologia na área de Recursos Humanos consegue otimizar processos, garantir contratações mais assertivas conforme o perfil tanto da empresa quanto do candidato, além de ser mais eficiente e segura.
Neste artigo vamos explorar como a tecnologia pode ser aplicada no processo de recrutamento de candidatos em empresas.
Como a tecnologia pode ser aplicada no recrutamento de candidatos
Há poucos anos os processos de recrutamento de candidatos eram muito diferentes do que são atualmente.
Primeiramente, era necessário imprimir o currículo e levar até a empresa, o que poderia levar dias e até semanas para que uma contratação fosse de fato concretizada.
A análise dos candidatos também era diferente, já que existiam menos informações disponíveis do candidato para avaliar.
Um candidato precisava ir em várias empresas e distribuir inúmeros currículos, assim como as empresas, que aguardavam o recebimento de dezenas de currículos para iniciarem a avaliação deles.
Agora, as vagas podem ser publicadas em plataformas específicas e com poucos cliques é possível se candidatar. E, mais do que isso, responder questionários criados pela própria empresa e que também auxiliam na filtragem de candidatos.
Isso faz com que os processos seletivos sejam mais rápidos, eficientes e assertivos.
Os recrutadores também podem criar suas estratégias para aprimorar a análise de candidatos com maior potencial e a avaliação minuciosa do próprio processo, que vai melhorando segundo o feedback de outros processos que já aconteceram antes.
Na prática, a tecnologia pode facilitar os processos seletivos nos seguintes pontos:
- Divulgação de vagas em sites de emprego e redes sociais;
- Recebimento mais rápido e agilizado de currículos;
- Criação de testes online de habilidades, personalidade ou conhecimentos técnicos que podem fazer um primeiro filtro de seleção;
- Agendar e realizar entrevistas online por vídeo ou chat.
Vantagens que a empresa conta ao investir em tecnologias de recrutamento
Quando uma empresa consegue atrair candidatos alinhados com seus valores e culturas, as chances de atingir resultados são muito maiores.
O foco do setor de Recursos Humanos são as pessoas e é pensando nelas que a tecnologia no recrutamento e seleção deve ser voltada, já que o desenvolvimento de um negócio depende das suas equipes.
As empresas que optam pelo uso de tecnologias nos processos de recrutamento contam com:
Mais eficiência
O uso de softwares de triagem e automação de fluxo de trabalho simplifica as etapas de recrutadores e isso faz com que a área de Recursos Humanos fique voltada para outras tarefas importantes.
A tecnologia pode, nesse ponto, lidar com a triagem inicial de currículos, a análise de dados e a organização de entrevistas.
Melhores candidatos
A tecnologia facilita a identificação de candidatos mais compatíveis e alinhados com as necessidades da empresa. Algoritmos e análises de dados podem mapear competências-chave, experiência e valores que correspondem à cultura organizacional.
Leva os candidatos a uma experiência positiva
A incorporação de tecnologia no recrutamento também eleva a experiência dos candidatos.
Plataformas intuitivas, entrevistas virtuais e feedback automatizado criam uma jornada transparente e com menos frustrações para os profissionais participantes.
Candidatos se sentem valorizados e considerados, mesmo que não sejam selecionados, e podem sair com uma percepção positiva da empresa.
Qual é a relação da sua empresa com a tecnologia em processos de recrutamento e seleção?
Continue a leitura de artigos com temas relevantes no blog da RH Center!