Pessoas e Organizações
Cultura organizacional: saiba como ela impacta na retenção de talentos
Tudo o que você precisa saber sobre o conceito de cultura organizacional e como implementá-lo com sucesso na sua empresa.
Quando um candidato decide se inscrever em alguma vaga de emprego, diversos são os fatores que precisam ser considerados para que a contratação seja efetivada.
Dentre esses fatores está a experiência na carreira deste profissional, como a formação, análise de currículo e das hards skills, que dizem respeito a um conjunto de habilidades técnicas que foram conquistadas por meio de formação tradicional e capacitação, como cursos, treinamentos e workshops.
Neste artigo, vamos explorar qual é a importância das hards skills e a relevância delas para os processos seletivos.
Continue a leitura!
As hard skills reúnem conhecimentos técnicos relacionados a habilidades que foram alcançadas graças a cursos específicos, formações, workshops e especializações.
Esses conhecimentos são fundamentais para a rotina de funções específicas, já que a cada ano que passa surgem novas tecnologias e desempenho nas áreas de atuação que precisam ser adquiridos pelos profissionais.
É por isso que alguns hard skills são exigidos em determinados cargos, enquanto outros priorizam competências diferentes que são essenciais para a vaga em aberto.
Os termos soft skills e hard skills podem ser confundidos, já que ambos tratam de habilidades complementares e são importantes nos processos seletivos.
Para entender as diferenças, é preciso mencionar que as soft skills são habilidades mais subjetivas, que vão de acordo com o comportamento de cada um.
Na maior parte das vezes essas habilidades são identificadas por meio de testes psicológicos e comportamentais, por exemplo.
Já as hards skills são competências técnicas comprovadas pelos candidatos com a apresentação de diplomas e certificados.
Neste ponto, depois dessa compreensão das distinções entre os termos, destacamos que essas habilidades se complementam e são essenciais.
Um profissional que consegue dominar tanto as hard skills quanto soft skills se destaca muito mais no mercado de trabalho.
A concorrência no mercado de trabalho é muito grande atualmente e para algumas vagas, além da experiência desejada, as hard skills podem ser decisivas para uma contratação.
Sabendo disso, aprimorar conhecimentos e habilidades é sempre uma boa maneira de estar atento a inovações.
Cursos de especialização e pós-graduações são ótimas possibilidades, além de outros cursos online específicos.
Existem inclusive uma série de opções gratuitas que podem agregar positivamente no currículo.
Quais as habilidades mais procuradas pelas empresas
A rede social LinkedIn, criada para criar conexões profissionais, elencou as dez competências que os empregadores mais procuram em seus processos seletivos.
São elas:
1. Atendimento ao cliente;
2. Vendas;
3. Contabilidade;
4. Desenvolvimento de negócios;
5. Marketing;
6. Liderança;
7. Comunicação;
8. Marketing digital;
9. Gerenciamento de vendas;
10. Solução de problemas.
Essa mesma pesquisa mostrou que as habilidades mais buscadas mudaram 25% desde 2015: as hard skills contam com atendimento ao cliente e vendas, e as soft skills, liderança e comunicação.
O cenário para os próximos anos é uma mudança ainda maior, desse modo é fundamental buscar o aprimoramento das hard skills.
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