A implementação da cultura organizacional é uma forma bastante efetiva para a retenção de talentos, que é um grande desafio para muitas empresas. Mas, mesmo sendo algo de suma importância, muitos gestores e empresários desconhecem o conceito ou não fazem a mínima ideia de como implementar a cultura organizacional em seus negócios.
Neste conteúdo, iremos explorar o conceito de cultura organizacional, a importância de construí-la dentro de uma empresa, além de abordar os impactos que ela pode causar na retenção de talentos.
Separe papel e caneta para anotar nossas dicas, e mãos à obra na criação da cultura organizacional para sua empresa. Boa leitura!
O que é a cultura organizacional?
Cultura organizacional é o termo usado para definir um conjunto de regras, valores, hábitos e rituais dentro de uma empresa. Esse conjunto é, basicamente, o DNA da empresa e serve como uma base para o comportamento esperado tanto por parte dos empregadores quanto dos colaboradores.
A cultura organizacional é algo exclusivo, ou seja, cada empresa desenvolve a sua. Além disso, ela deve ser informada ao futuro colaborador já no início do processo de recrutamento e seleção, afinal, caso o candidato não tenha fit cultural com a empresa, o processo de adaptação pode tornar-se um tanto quanto complicado.
Mesmo que a cultura organizacional seja como um espelho, onde a empresa deve ver sua imagem refletida, é importante que os gestores e empregadores tenham em mente que esse DNA da empresa não é imutável: ele pode e deve adaptar-se gradativamente aos novos planos da organização e às mudanças do mercado.
Leia também: Como a comunicação interna pode ser a chave de sucesso para o seu negócio?
Qual a importância de construir uma cultura organizacional dentro de uma empresa?
Empresas com uma cultura organizacional forte e bem definida costumam ser mais bem sucedidas quando comparadas às concorrentes. Isso se deve ao fato de que por mais qualificados que sejam, os colaboradores dificilmente se manterão comprometidos com uma organização que não tem seus objetivos e valores bem definidos.
Além disso, a cultura organizacional auxiliará a empresa em questões como:
-
Atração de talentos compatíveis às necessidades e expectativas da organização;
-
Aumento do engajamento e da satisfação dos colaboradores;
-
Criação de um clima organizacional positivo;
-
Redução de turnover;
-
Desenvolvimento profissional.
Os tipos de cultura organizacional
Apesar de não existir uma única classificação dos tipos de cultura organizacional, Charles Handy - autor e filósofo especialista em behaviorismo organizacional -, segmentou a cultura organizacional em quatro tipos:
-
Cultura de poder
Adotada por empresas que têm o foco principal na geração de resultados, onde os colaboradores são estimulados a competirem entre si para atingir objetivos. Nesse tipo de cultura organizacional, todas as decisões são centradas em uma liderança.
-
Cultura de tarefas
Contribuindo para o desempenho efetivo e eficaz das tarefas da empresa, a cultura de tarefas conta com profissionais específicos para cada atividade, proporcionando a liberdade de expressão de ideias e ações.
Apesar de aumentar o foco e a motivação dos colaboradores, a cultura de tarefas tem como desvantagem a dificuldade de controle e monitoramento das atividades.
-
Cultura de pessoas
Centrada na valorização dos colaboradores, esse tipo de cultura organizacional é focado no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, que têm suas opiniões ouvidas e respeitadas pela empresa.
Essa valorização dos funcionários é bastante eficaz para atrair e reter talentos na empresa, o que se torna uma grande vantagem competitiva.
-
Cultura de papéis
Fortemente orientada por regras, a cultura de papéis foca em estruturas hierárquicas bem definidas, o que impede a flexibilidade de tarefas, afinal, o colaborador deve executar apenas o que lhe foi determinado.
Leia também: Diversidade: saiba como e por que promover a inclusão no recrutamento e seleção da sua empresa
Os impactos da cultura organizacional na retenção de talentos de uma empresa
A cultura organizacional é, muitas vezes, um fator decisivo não só para a participação do candidato em um processo seletivo, como também para a permanência dentro da organização. Afinal, os profissionais tendem a se sentir mais motivados e engajados em empresas com uma cultura organizacional sólida e bem definida.
Com 28 anos de experiência em diversos segmentos, a RH Center é referência na gestão de pessoas e possui as soluções ideais para auxiliá-lo no processo de Avaliação Comportamental, Recrutamento e Seleção (R&S) e Mão de Obra Temporária. Além disso, somos especialistas na retenção de talentos, com uma média de permanência de 95% dos profissionais após o período de experiência.
Acesse nosso site e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar os objetivos da sua empresa e potencializar seus negócios.
Siga-nos em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e LinkedIn, para ficar por dentro das principais tendências do mercado de trabalho, recrutamento e seleção.