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4 tendências do RH para 2025
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Uma carreira profissional é constituída por experiências em empresas, cursos, qualificações e também pela consolidação de uma rede de contatos que chamamos de networking.
Contudo, o networking é mais do que a soma de uma rede de contatos que acumulou ao longo dos anos. Ele se caracteriza por uma prática ativa para quem quer expandir a sua atuação e deseja concretizar parcerias, desenvolver projetos e obter crescimento.
Neste conteúdo nós vamos explicar o que é o networking e a importância dele para o mercado de trabalho, independentemente da ocupação. Vamos lá?
O termo networking deriva da palavra network, que quer dizer “rede”. Já a palavra networking significa “trabalho em rede”.
Partindo da interpretação do conceito, como já adiantamos, o networking está relacionado a uma prática de aproximação com outros profissionais que não são necessariamente de uma mesma área ou organização.
Essa aproximação pode acontecer no ambiente corporativo ou em situações que não tinham o foco no âmbito profissional, por exemplo.
Ser apresentado para um profissional da área de contabilidade, por exemplo, pode ser útil quando chegar o momento de declarar o Imposto de Renda ou no processo de abertura de uma nova empresa.
Assim como conhecer e ter o contato de advogados é importante para eventuais processos ou outros contextos que demandam o parecer dessa formação específica.
Tente lembrar das ocasiões em que você precisou de algum serviço e pediu recomendações. Para além disso, você já deve ter feito algumas sugestões de profissionais confiáveis, os quais você conhece e confia no trabalho oferecido.
Ou seja, manter conexões profissionais é essencial para criar uma comunidade que pode crescer e expandir em conjunto. É disso que se trata o networking.
Depois dessa explicação sobre o que é networking, você pode ter percebido que já o praticou ao longo da sua carreira.
Entretanto, mais do que apresentar um profissional ao outro, existem outras formas de fazer networking que também são efetivas. Saiba quais são elas:
O espaço de trabalho é o mais propício para o networking. Não deixe de aproveitar a oportunidade de conhecer outros profissionais e aprender com eles.
Sempre que possível, converse e esteja disponível para ouvir sobre rotinas diferentes e ferramentas as quais você não tem conhecimento. Essas conversas são o ponto de partida para o fortalecimento de laços e uma melhor compreensão dos processos de uma organização.
A convivência com colegas de faculdade ou algum curso também é outra ótima possibilidade de networking.
Por mais que os alunos matriculados na turma tenham o mesmo interesse na área, cada um conta com experiências diferentes e saberes que podem se amplificar. E é justamente isso que pode contribuir na troca e enriquecer a experiência de networking.
Uma boa dica para sair da rotina, adquirir novos conhecimentos e ampliar as possibilidades de networking é participando de eventos que podem ser feiras e workshops.
Nos eventos presenciais, principalmente nos maiores, com um grande número de palestras, é importante se preparar antes mesmo do evento acontecer.
Pesquise sobre o histórico do evento, saiba quais serão as palestras e escolha aquelas que contarão com a sua presença. Também esteja disposto a frequentar lugares onde os profissionais se concentram depois das palestras, como nos happy hours ou coffee break.
Para continuar a leitura de outros artigos sobre mercado de trabalho e Recursos Humanos, acesse o blog da RH Center.
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