Folha de Pagamento
4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
O mercado de trabalho está em constante evolução. A todo momento novos processos, tecnologias e habilidades surgem nas mais diversas áreas de atuação, dando origem às chamadas profissões do futuro.
Essas novas profissões despertam interesses, criam oportunidades de crescimento e representam a abertura de mercados nos mais variados setores, como saúde, transportes, economia, comunicação, dentre outros.
E mesmo com a crescente substituição das funções manuais pela automação, os empregos não deixarão de existir. Afinal, as profissões do futuro representarão uma nova gama de cargos disponíveis para os profissionais das novas gerações.
Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer as profissões do futuro, continue acompanhando a matéria de hoje.
Como já comentamos, o mercado de trabalho passa por constantes evoluções. Conhecimentos valorizados atualmente podem se tornar requisitos básicos daqui alguns anos.
Dessa forma, para acompanhar o ritmo do mercado, é fundamental que os profissionais busquem atualização constante e estejam sempre alinhados com as necessidades das empresas.
Segundo o relatório O Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, as competências profissionais mais valorizadas até 2022 serão:
Essas habilidades demonstram que, mesmo com a ampla utilização de máquinas no mercado de trabalho, não há como substituir a inteligência e as habilidades humanas. Portanto, o trabalho realizado por pessoas irá apenas evoluir e se adequar a realidade, mas não deixará de existir.
Confirmando o que parecia ser uma tendência mundial, as novas profissões do futuro — dos mais diversos setores de atuação — estarão relacionadas às áreas de criação, inteligência artificial, inovação de conhecimento e ciência de dados.
Conheça agora seis novas profissões do futuro:
A preocupação com as questões ambientais e a preservação da natureza está cada vez mais presente na sociedade e nas empresas. Afinal, o mundo vem enfrentando sérios problemas de esgotamento de recursos e doenças oriundas da poluição.
No futuro, novos negócios voltados para o meio ambiente estarão em alta, como controladores da emissão de carbono, agricultura hidropônica vertical, forças de segurança contra infratores do ecossistema, dentre outros.
Os drones já são usados para a realização de pesquisas em diversas áreas. Mas no futuro, o uso dos drones será cada vez mais comercial, e esses dispositivos serão empregados em tarefas de distribuição e transporte, por exemplo.
A tecnologia da impressora 3D já é aplicada na construção civil, na arquitetura e na indústria. Porém, no futuro a impressão 3D irá beneficiar diversas outras áreas profissionais, como a medicina.
As pesquisas e evoluções no setor de transportes irão exigir no futuro engenheiros especializados na projeção de veículos mais leves e menos poluentes, que sejam capazes de criar novas experiências aos viajantes.
Estima-se que em 2030 existam mais de 50 milhões de máquinas conectadas ao redor do mundo. Essa grande quantidade de informações em circulação exigirá profissionais com habilidades multidisciplinares de trabalho em equipe e interpretação de Big Data.
As criptomoedas ganharão ainda mais evidência nos próximos anos, e questões como aspectos legais e segurança de investimentos exigirão profissionais preparados para esta nova economia.
Gostou do conteúdo de hoje? No blog da RH Center você encontra diversos outros assuntos sobre mercado de trabalho, habilidades profissionais, carreira e gestão de pessoas.
Continue acompanhando para ficar sempre por dentro das novidades.
Folha de Pagamento
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Pessoas e Organizações
Ainda não sabe o que é o eNPS? Aqui você vai descobrir como funciona e os benefícios de aplicar essa métrica.
Parceiros
O cartão de benefícios é o novo queridinho do mercado, mas você já implementou esse benefício na sua empresa? Leia e descubra por que ele e importante ...