Folha de Pagamento
4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Já estamos no período de fim de ano e nesses meses aumentam no Brasil as entrevistas de emprego, já que as vagas temporárias ficam em alta em diversos setores da economia.
O aumento de demanda se justifica por conta de datas extremamente importantes para as vendas no Brasil, como a Black Friday e também o Natal.
Além disso, as férias também influenciam uma maior movimentação no setor de turismo, o que também resulta em um aumento de oportunidades de emprego.
Sabendo deste contexto, muitos profissionais aproveitam a oportunidade para garantir uma vaga e este artigo vai discutir especificamente como conseguir uma vaga temporária no fim do ano.
O contrato de trabalho temporário possui um prazo estipulado de duração, por mais que em alguns casos ele possa se estender.
Esse modelo de contratação foi orientado pela Lei 6.019/74 e regulamentado pelo Decreto nº 10.060 de 14/10/2019, que classifica o contrato como serviço prestado à empresa por pessoa física, para atender a uma necessidade transitória de substituição do seu pessoal regular e permanente ou ao acréscimo eventual e extraordinário dos serviços.
Em relação ao tempo de serviço, a lei estipula o prazo máximo de 180 dias (consecutivos ou não) para o contrato, com prazo máximo de prorrogação de 90 dias (consecutivos ou não).
Como já adiantamos, um dos principais motivos que fazem uma empresa contratar funcionários temporários é o aumento da demanda por conta das festividades dos últimos meses do ano, mas existem ainda outras razões:
A contratação temporária também assegura o recebimento de direitos, como:
Agora que você já sabe como funciona o contrato de trabalho de um trabalhador temporário e quais são os direitos previstos nesta modalidade, confira algumas dicas de como garantir uma vaga.
O primeiro passo para garantir a oportunidade de uma vaga temporária é procurar em lugares que oferecem essas vagas.
Começar pelo comércio e até mesmo na indústria, dependendo do segmento, são bons lugares para iniciar a procura.
Mas para além disso, outra dica relevante é acompanhar quais setores estão em alta no momento, já que possivelmente serão eles que terão mais vagas.
De acordo com uma matéria publicada no G1, por exemplo, “a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que sejam contratados 109,4 mil trabalhadores temporários no país neste final de ano para atender às vendas no varejo”.
Segundo a publicação, acontecerá o maior número de contratações em hiper e supermercados, seguido pelo setor de vestuário.
É extremamente importante, no entanto, consultar fontes confiáveis de notícias e sites de vagas que sejam seguros.
Muitos profissionais acabam procurando funções que já estão habituados ou que contam com algum tipo de experiência.
Esse caminho é seguro, mas a oportunidade de uma vaga temporária é também uma maneira de ter contato com outras áreas que podem ser interessantes, tanto para o currículo quanto para mudar de posição.
Para quem busca uma oportunidade de emprego temporária, atualizar o currículo é fundamental, mas não somente isso.
Procure destacar as experiências que condizem com as áreas em que está buscando uma vaga e reafirme isso no momento da entrevista.
Gostou das dicas? Para saber mais sobre mercado de trabalho, continue acessando os conteúdos do blog da RH Center!
Folha de Pagamento
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Pessoas e Organizações
Ainda não sabe o que é o eNPS? Aqui você vai descobrir como funciona e os benefícios de aplicar essa métrica.
Parceiros
O cartão de benefícios é o novo queridinho do mercado, mas você já implementou esse benefício na sua empresa? Leia e descubra por que ele e importante ...