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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Os termos “Inteligência Artificial” e “IA”, nos últimos meses, foram citados inúmeras vezes tanto na imprensa, quanto nas redes sociais e internamente em empresas de todos os ramos e setores.
Isso aconteceu principalmente por conta do lançamento do ChatGPT, que é um chatbot que funciona com o uso de inteligência artificial.
Um chatbot é um programa que simula uma conversa com um ser humano por mensagens de texto ou voz.
Um chatbot é também um robô que pode ser treinado para responder a perguntas, disponibilizar informações ou até mesmo executar atividades simples.
Essa ferramenta é muito utilizada em sites, aplicativos de mensagens ou em outras plataformas digitais para amplificar o suporte ao cliente, responder perguntas frequentes ou realizar tarefas automatizadas, como agendar uma consulta ou fazer um pedido, por exemplo.
A partir da criação de uma conta no site da plataforma, o usuário pode apresentar questionamentos variados e obter respostas sobre dúvidas das mais sortidas áreas, de maneira rápida e direta.
São justamente essas possibilidades que podem criar percepções, orientar novas formas de organização dos setores e muitos outros pontos.
Especificamente para o setor de Recursos Humanos (RH), o ChatGPT pode ser uma ferramenta interessante para agilizar demandas do setor.
Neste artigo explicaremos sobre quais são essas contribuições. Continue a leitura!
O ChatGPT se baseia em inteligência artificial e funciona como um chatbot, criado pela OpenAI e se ancora na arquitetura GPT-3.5.
O ChatGPT é um modelo de linguagem criado para gerar respostas coerentes rápidas.
É importante mencionar que um sistema de linguagem é uma ferramenta que pode ser usada para realizar conversas com humanos ou com outras máquinas, utilizando a linguagem como meio de comunicação e nesse sentido, o ChatGPT é um sistema de linguagem, já que é programado para conversas sobre diversos temas.
Outro ponto é que o ChatGPT pode funcionar sem conexão com a internet.
Contudo, isso também significa que sua base de dados é limitada e pode não ter informações atualizadas e precisas sobre alguns assuntos.
Como é um sistema de aprendizado de máquina, o ChatGPT pode cometer erros ou fornecer informações incorretas, ou inventadas, por isso, é fundamental pesquisar sobre dados e informações que ele sugere.
Mas, apesar disso, quanto mais completas às perguntas e o quanto mais contextualizarem determinado tema, melhores serão as respostas do ChatGPT.
A sua utilização se dá principalmente para auxílio em tarefas cotidianas, como responder perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos ou serviços, ou realizar tarefas simples e repetitivas.
Para formular as respostas, o ChatGPT acessa as informações a partir do extenso banco de dados, que contém uma ampla variedade de informações coletadas de fontes da internet.
Essas informações são organizadas e estruturadas em um formato que permite o acesso e análise rapidamente para fornecer as respostas.
Além disso, o modelo de linguagem é treinado em uma ampla gama de tópicos, permitindo respostas para muitas áreas do conhecimento.
As diferentes tecnologias que se popularizaram nos últimos anos permitiram que o setor de RH automatizasse diversos processos.
Nesse contexto, o ChatGPT também pode auxiliar a equipe de RH em suas funções diárias.
Abaixo explicaremos quais podem ser essas tarefas.
Descrições de vagas de emprego
Criar uma descrição de vaga é um trabalho que pode ser bastante desafiador, principalmente por contar com diversas especificidades das áreas às quais estão com oportunidades em aberto.
É por esse motivo que o ChatGPT pode ser uma ferramenta bastante útil para a criação de descrições, que serão mais completas e assertivas.
Termos e palavras-chave podem ser sugeridos também, que ajudam os candidatos a encontrarem as vagas em aberto.
A depender da posição em aberto e da empresa que está contratando, o número de currículos recebidos pode ser muito grande e selecionar perfis pode ser uma atividade complexa.
Para essa função, o ChatGPT pode ser uma alternativa, auxiliando a selecionar os candidatos que tenham experiências ou formações específicas para a vaga.
Os testes para determinadas vagas de emprego são essenciais para verificar se os candidatos possuem qualificações específicas.
Com uma instrução detalhada dos objetivos de cada teste, o ChatGPT pode criar possibilidades muito interessantes, criativas e abrangentes.
Mas antes de aplicar esses testes é importante questionar os gestores dos setores para validar se eles se encaixam ou não.
A chegada de novos funcionários em uma empresa demanda uma preparação da empresa para integração entre as equipes.
Para essa demanda que é constante, o ChatGPT pode sugerir atividades e formas interessantes de onboarding.
O ChatGPT pode ajudar no processo de integração de novos funcionários, fornecendo informações sobre a empresa, as políticas e os procedimentos.
Até mesmo as perguntas para entrevistas podem ser sugeridas pelo ChatGPT.
A partir do comentário feito ao chat é possível aprimorar as perguntas criando novos direcionamentos para o RH.
Isso fará com que as perguntas sejam menos óbvias do que aquelas que os candidatos já estão habituados a ouvir em processos seletivos.
Quanto mais criativas as perguntas forem, mais o profissional poderá demonstrar a sua oratória, experiência e formação.
Mas é preciso cautela.
Todas as sugestões feitas pelo ChatGPT, assim como dados que ele apresenta e as fontes dessas informações, devem ser conferidos com atenção antes de sua aplicação.
É importante ressaltar também que a ferramenta pode somar na execução dessas demandas, mas não substituir o trabalho de um profissional de recursos humanos.
Para continuar acompanhando novidades e tendências relacionadas a setor de RH e gestão de pessoas, continue acessando os conteúdos do nosso blog.
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