Falar sobre as transformações no mercado de trabalho em pleno 2023 parece um tema que já foi discutido inúmeras vezes e a partir de diferentes perspectivas.
Acontece que, mesmo com essa sensação, abordar essas transformações é fundamental para entender sobre competências necessárias para determinados cargos.
Em muitos processos seletivos somente o conhecimento adquirido no curso de formação universitária não garante uma possibilidade efetiva de contratação.
São várias as características e habilidades relevantes que um profissional precisa ter e é sobre as competências fundamentais para o novo mercado de trabalho que vamos abordar nesse texto.
Continue a leitura!
A capacidade de estar em processo constante de aprendizagem
Por mais que um profissional tenha tido muitas experiências profissionais em diferentes áreas, assim como o mercado de trabalho mudou, a rotina e atividades de algumas posições também se modificam.
Estar em processo constante de aprendizagem, seja com profissionais mais jovens que podem contribuir com novos conhecimentos, até a realização de treinamentos, workshops e cursos, são meios que proporcionam aprender sempre.
Ainda relacionado à aprendizagem, está a capacidade de adaptação em um novo contexto profissional e tudo o que isso implica.
Cada empresa possui a sua dinâmica própria e estar aberto para vivenciar essas diferenças é um passo crucial a ser dado no período de adaptação em um novo cargo.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é outra habilidade relevante.
Para uma carreira de sucesso é preciso controle emocional e autoconhecimento, e isso significa reconhecer seus próprios limites e entender quais são os desafios que implicam nisso.
Quando tem a inteligência emocional bem desenvolvida, é possível lidar com situações adversas e desafios do trabalho de forma mais equilibrada, sem permitir que o estresse e a pressão tomem conta do psicológico.
Essa competência está muito próxima da habilidade de sentir empatia, que pode aproximar os colegas e tornar a equipe fortalecida.
Ao se colocar no lugar do outro a comunicação fica mais clara e efetiva e essa característica também é indispensável nas posições de gestão e liderança.
Perfil analítico e estratégico
No mercado de trabalho, a capacidade analítica e a visão estratégica são competências altamente valorizadas.
Os profissionais com essas competências estão sempre buscando novas formas de executar processos e soluções que possam ajudar na tomada de decisões críticas para o sucesso da sua equipe.
Um dos maiores benefícios de se ter um profissional com essa habilidade é que eles são capazes de analisar dados e informações de forma crítica e detalhada, buscando as raízes do problema e identificando soluções práticas e eficazes.
Eles também são capazes de avaliar os riscos e oportunidades envolvidos em uma determinada decisão, levando em consideração fatores internos e externos da empresa.
Upskilling
Este ano também será voltado ao upskilling, que é o aprimoramento de habilidades, competências e conhecimentos já existentes ou aquelas em que os profissionais já atuam.
Concentrar esforços na capacitação e aprimoramento das habilidades será crucial para o sucesso das empresas.
Os dados do Workplace Learning Trends, novo relatório global feito pela Udemy, mostram que empresas que continuaram a priorizar a inovação durante momentos difíceis superaram a média do mercado em mais de 30%.
Informe-se sobre outras tendências e leia mais artigos sobre recursos humanos no blog da RH Center.