Folha de Pagamento
Qual é a importância em definir o perfil ideal de um candidato? Confira dicas!
Aprenda a definir o perfil ideal do candidato com dicas e estratégias que ajudam a atrair talentos alinhados às necessidades da sua empresa.
Conquistar um cargo de liderança nem sempre é tarefa fácil! É preciso muita responsabilidade, dedicação, estudo e, especialmente, conhecimentos aprofundados de processos internos e da equipe que será liderada.
Caso você tenha começado nessa jornada da liderança recentemente e esteja com receio de errar em algum momento na sua caminhada profissional, fique tranquilo!
É claro que erros existem nesse processo inicial de liderança e são mais comuns do que pensamos! Mas, nem tudo está perdido! Com os conhecimentos e as técnicas necessárias muitos desses erros são totalmente evitáveis.
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar! Essa fase inicial de liderança pode ser um pouco estressante emocionalmente e, até mesmo, assustadora!
As decisões que antes eram tomadas por outras pessoas, agora estão sob o seu comando. E escolher a melhor opção para garantir o sucesso da empresa e o bom desempenho dos colegas de trabalho não é uma tarefa fácil!
Pense sempre da seguinte maneira: quando você era liderado, como era o seu comportamento quando o seu líder tomava uma decisão equivocada?
Pois bem, é exatamente assim que seus colegas podem te ver daqui por diante! E é por isso que você deve se preparar (e muito bem!) para encarar as diversas situações que irão aparecer.
Veja, agora você precisa estar seguro para escolher as melhores oportunidades, sabe por que? Uma falha, mesmo que pequena, poderá comprometer a sua liderança e atrapalhar projetos e ações da equipe inteira. Ou, até mesmo, influenciar nos resultados da empresa!
É claro que neste início da carreira como líder, você irá se deparar com muitas dicas, conselhos e instruções que irão parecer óbvias demais, especialmente quando você já estiver estabelecido no cargo.
Mas, nunca duvide que, agora, qualquer dica é válida! Afinal, existem alguns erros simples que podem comprometer o seu desempenho e credibilidade. Sabendo quais são, será mais fácil evitá-los!
É importante que você saiba que, por mais que muitos erros possam ser evitados, em algum momento você irá falhar na liderança de equipes! Isso é absolutamente normal e você não deve temer.
O principal é ter a consciência que erros são excelentes aprendizados para o seu crescimento e desenvolvimento profissional!
Agora que você já tem essa mentalidade, fique sempre alerta aos sinais e aos 8 principais erros nesse começo de liderança:
1 -Centralizar tudo em você
Uma das principais funções de qualquer liderança é identificar o volume de tarefas, traçar o perfil de cada colaborador e delegá-las com inteligência e estratégia. Por mais que você tenha dificuldades nesse começo, é preciso arriscar!
Isso fará com que toda a equipe fique mais motivada, menos sobrecarregada e obtenha mais resultados.
2 - Ser individualista
É preciso SEMPRE pensar no coletivo e não apenas em você! Seu cargo mudou e agora suas decisões impactam no trabalho de diversas pessoas. Sempre analise se suas escolhas serão benéficas para todos ou somente para você, fique atento.
3 - Não ter empatia pelos colaboradores
Saber se relacionar com a equipe faz toda a diferença! Entender as particularidades de cada colaborador e vê-los como humanos, e não máquinas, traz mais empatia à sua liderança.
Lembre-se sempre que equipe motivada e acolhida é a peça fundamental do sucesso de qualquer empresa.
4 - Não dar atenção aos feedbacks
Começou na liderança há pouco tempo? Ouça muito, mas muito mais! Entenda as reais necessidades da equipe, esteja aberto ao diálogo, troca de ideias e sugestões.
Esse é o momento de você se dedicar integralmente aos colegas e saber com exatidão as demandas e informações. Além de demonstrar empatia e confiança, você saberá lidar melhor ao executar planejamentos e delegar ações.
5 - Se sentir muito superior porque foi promovido
Sabe aquela imagem do líder carrasco e que se acha superior? Pode esquecer!
É claro que existem os níveis hierárquicos e que todos devem respeitar isso, mas você precisa estar sempre unido com a equipe.
Quando você se coloca no lugar de um colaborador, você consegue ver com mais clareza se determinada decisão poderá ou não afetar o trabalho e produtividade de todos. É preciso ter responsabilidade e bom senso.
6 - Não desenvolver a equipe
O começo de uma liderança não é fácil e, acredite, nós entendemos! São muitas questões e detalhes que precisam ser resolvidos, mas, desde o primeiro minuto no cargo, você precisa estar atento ao desenvolvimento dos colaboradores que estão sob a sua gestão.
Proponha trabalho em equipe, treinamentos, workshops e integrações - tudo isso te ajudará a mapear os pontos fortes e fracos de cada colaborador e a qualificar ainda mais os resultados finais da empresa.
7 - Não perguntar “por quê?”
Infelizmente é comum que novas lideranças carreguem alguns vícios de seus antecessores, o que é um erro grave!
Se você tem novas sugestões de como otimizar as demandas e o trabalho, arrisque e as coloque em prática.
Não aceite mais a desculpa que o trabalho é realizado de tal maneira 'porque' sempre foi assim. Questione sempre, seja curioso e proponha alternativas mais viáveis!
Veja, nem tudo precisa ser feito como era antes e novas mudanças podem ser muito bem-vindas para todos.
8 - Não buscar mentores
O processo de liderança também é de aprendizagem e é por isso que você precisa ter um 'mentor' para conversar e trocar experiências.
É absolutamente normal que outros supervisores, gerentes e gestores também tenham passado pelas mesmas dificuldades que você, já pensou nisso?
Não tenha vergonha em pedir conselhos, desabafar e perguntar como agir. É sempre bom ouvir mais, e de todos, para aprender com erros e não cometê-los com a sua equipe!
Não temos dúvidas disso! A liderança demanda bastante, é claro, mas faça o seguinte: coloque essas dicas como metas claras para a sua nova jornada! Confie nos seus objetivos e profissionalismo que a sua liderança fluirá naturalmente.
O tempo é sempre um ótimo amigo e uma excelente escola! Você verá que daqui uns meses, essas dicas serão muito fáceis e óbvias, mas extremamente importantes para o seu sucesso profissional como líder.
Há 23 anos no mercado de Gestão de Recursos Humanos, a RH Center conta com profissionais experientes, que identificam os potenciais dos seus colaboradores, reduzindo índices de rotatividade e garantindo que a equipe esteja alinhada com a cultura da organização.
Além disso, a RH Center atua como uma parceira estratégica das empresas, criando soluções em atração de talentos, recrutamento, seleção, Gestão de Pessoas, e até processamento da folha de pagamento com foco na potencialização de resultados.
Entre em contato com nossa equipe e receba um atendimento personalizado.
Folha de Pagamento
Aprenda a definir o perfil ideal do candidato com dicas e estratégias que ajudam a atrair talentos alinhados às necessidades da sua empresa.
Folha de Pagamento
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Pessoas e Organizações
Ainda não sabe o que é o eNPS? Aqui você vai descobrir como funciona e os benefícios de aplicar essa métrica.