Folha de Pagamento
4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
O Brasil está entre os países que mais utilizam internet no mundo, sendo o quinto com mais usuários conectados, segundo dados da Statista.
Com 165 milhões de usuários, ficamos atrás apenas da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões). E quando o assunto é acesso a redes sociais, também estamos entre os países que mais acessam esses aplicativos.
Somos o terceiro país que mais consome redes sociais em todo o mundo, segundo um levantamento da Comscore. Neste ranking, ficamos atrás de Índia e Indonésia, e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.
E nesse acesso constante, as pessoas não buscam apenas entretenimento. Muitos usuários se informam nas redes sociais e também buscam oportunidades profissionais.
Neste artigo, vamos falar sobre o papel das redes sociais no recrutamento e seleção de pessoas. Continue a leitura!
As redes sociais são repletas de possibilidades de interação que fazem com que o público acesse os conteúdos de diferentes maneiras. E mais do que isso, existem redes sociais específicas para publicações profissionais, como o LinkedIn.
Essa rede social surgiu quando Reid Hoffman, junto de Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Konstantin Guericke e Eric Ly, tiveram a ideia de criar uma rede profissional online, no final de 2002.
Foi somente em 2003 que o LinkedIn foi lançado, e em 2007 o site passou a ser mais popular e utilizado por mais usuários que pretendiam criar conexões profissionais.
Desde então o LinkedIn é uma das redes mais utilizadas por profissionais e empresas para divulgar e buscar novas oportunidades profissionais, já que esse é o espaço voltado para isso.
Além disso, outras situações que acontecem em empresas são compartilhadas, promovendo discussões relevantes para as organizações repensarem as suas condutas e gestão de pessoas.
Agora que já falamos sobre a presença dos brasileiros nas redes sociais e o quanto o LinkedIn e outras plataformas também são usadas profissionalmente, vamos explicar como o RH pode utilizar essas ferramentas.
Manter o perfil ativo nas redes sociais é o primeiro passo para atrair profissionais experientes e qualificados.
Depois de criar o perfil, é preciso elaborar uma estratégia de criação de conteúdo, com uma linguagem que dialogue com a missão, visão e valores da empresa.
A identidade visual das redes também precisa dialogar com essa linguagem e com o público. Ou seja, esses esforços demandam conhecimentos de marketing digital e comunicação.
Relatos de funcionários, que compartilham suas experiências, são conteúdos que engajam e dão um aspecto mais humanizado para as redes sociais da empresa.
Eventos corporativos, workshops e palestras, por exemplo, são ótimas oportunidades para ilustrarem postagem nas redes e demonstrarem o quanto a organização investe no capital humano.
Como já adiantamos, o LinkedIn é voltado para o meio profissional e justamente por isso, precisa ser o foco na estratégia de comunicação da empresa dependendo do seu segmento.
O uso do LinkedIn também é essencial nos processos de recrutamento e seleção, tanto para as empresas que desejam mostrar seu potencial e cultura organizacional, quanto para os profissionais que desejam divulgar sua experiência no mercado.
A RH Center atua há 26 anos na área de recrutamento e seleção e nessa trajetória, entendeu a importância de se adaptar as novas tecnologias, demandas e expectativas dos clientes.
Uma dessas adaptações é a forte presença digital tanto nas redes sociais e por meio da criação de conteúdos ricos no blog.
Todo esse investimento atrai usuários e também faz com que os processos seletivos que realizamos despertem o interesse de profissionais qualificados: atualmente reunimos mais de 100 mil seguidores no LinkedIn.
Aproveite para acessar outros conteúdos relevantes no blog da RH Center e nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.
Acesse nosso site e conheça todos os nossos serviços.
Folha de Pagamento
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Pessoas e Organizações
Ainda não sabe o que é o eNPS? Aqui você vai descobrir como funciona e os benefícios de aplicar essa métrica.
Parceiros
O cartão de benefícios é o novo queridinho do mercado, mas você já implementou esse benefício na sua empresa? Leia e descubra por que ele e importante ...