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4 tendências do RH para 2025
Não perca tempo e invista no que é necessário para fazer a sua empresa decolar. Confira as tendências que estarão em alta ao longo do ano.
Existem diversas formas de avaliar o crescimento e o andamento de uma empresa. Os indicadores, por exemplo, são muito utilizados para este objetivo.
Eles são medidas quantitativas que ajudam a observar o desempenho em relação a um ou mais objetivos, ou seja, são extremamente importantes na identificação de falhas.
Para a gestão, eles são valiosos para uma análise mais profunda e embasada do contexto do negócio. Com eles, é possível definir estratégias para melhorar muitos aspectos da atuação da empresa.
Com os números dos indicadores, é possível criar estratégias e planos de ação para aproveitar oportunidades, aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade.
E quando falamos em indicadores, não é apenas o setor financeiro que se beneficia.
Os Recursos Humanos de uma empresa também possuem seus indicadores que se relacionam diretamente com os outros departamentos.
É sobre a importância dos indicadores na gestão de RH que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!
KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Desempenho, em português.
Os KPIs são parâmetros quantitativos que ajudam a avaliar o desempenho de uma empresa em relação a determinados objetivos.
A definição de KPIs é feita geralmente por meio das preferências da empresa, que incluem medidas de desempenho financeiro, experiência dos clientes, números sobre produtividade e qualidade do serviço ou produto disponibilizado.
Para a gestão, os KPIs são ferramentas extremamente importantes e auxiliam inclusive na tomada de decisões.
Os KPIs que dizem respeito aos Recursos Humanos se relacionam diretamente com a retenção de talentos, satisfação dos funcionários e aprimoramento de treinamentos e ações coletivas.
São exemplos de indicadores de Recursos Humanos:
Estes e outros indicadores são essenciais para qualificar o desempenho do setor de Recursos Humanos e, dessa forma, identificar áreas que precisam ser melhoradas.
O processo de escolha dos indicadores que são mais interessantes para os Recursos Humanos precisa de uma avaliação detalhada da gestão da própria empresa.
Os exemplos que citamos acima podem dar um direcionamento de indicadores, se eles são ou não relevantes para a realidade do seu negócio.
Após escolher as métricas adequadas, é importante criar uma estratégia para coletá-las e monitorá-las regularmente.
É fundamental considerar que as atividades de contratação, integração e treinamento podem variar dependendo do ambiente em que a empresa atua, como saúde ou educação, e que as métricas relacionadas ao tempo gasto com funcionários e tempo investido em treinamento devem ser ajustadas de acordo.
Resumindo, é essencial escolher indicadores, mensurar os seus dados e criar estratégias a partir deles.
Por exemplo, se um negócio conta com uma quantidade considerável de demissões em um curto período de tempo, é preciso oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho harmonioso, que consiga reter talentos a longo prazo.
O tempo médio para contratação de um novo funcionário é um indicador importante sobre uma empresa.
Por não contar com uma estratégia assertiva de contratação, muitas organizações acabam errando em criar processos seletivos extensos. A consequência disso é a desistência de muitos talentos.
Para facilitar nesta questão e não sobrecarregar o setor de RH da sua empresa, a RH Center oferece toda a expertise necessária para atrair os melhores colaboradores para o seu negócio.
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